Siga o OTD

Santiago 2023

2° dia da vela em Santiago é adiado devido a ondas gigantes

Ondas em Valparaíso, local das disputas de vela no Pan-Americano, chegaram a 5 metros de altura; previsão é de retomada na segunda-feira (30)

2° dia de competições de vela no Pan-Americano de Santiago é adiado devido a más condições do tempo (Foto: Matias Capizzano)
(Foto: Matias Capizzano)

Neste domingo (29), segundo dia de competições de vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, as regatas foram canceladas devido a condições adversas. O clima nao ajudou e ondas de até 5 metros surgiram na costa chilena. As classes Nacra 17, Snipe e Lightning teriam suas estreias, mas a organização içou a bandeira Recon, indicando a falta de condições seguras. A Marinha local não garantiu a navegação, levando ao adiamento das atividades para preservar a integridade dos atletas.

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Com previsões meteorológicas mais favoráveis para segunda-feira, os atletas brasileiros aguardam a redução das ondas para retomar as competições. ”A gente espera que amanhã as ondas diminuam e tenham condições de regata para todas as classes. Foi uma decisão da organização, pois estava muito complicado”, disse Gustavo Thiesen, treinador da Equipe Brasileira de Vela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

As regatas começaram no sábado (28) com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na liderança da 49erFX. Além disso, outros destaques também incluem os finalistas olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino Sá na Nacra 17, a dupla Juliana Duque e Rafa Martins na Snipe, e a tradição da Lightning com o trio formado por Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk. A Equipe Brasileira de Vela, composta por 17 atletas, busca manter a liderança histórica no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos.

Vale lembrar que nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil levou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

*Com informações da CBVela

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Santiago 2023