Siga o OTD

Paris 2024

Brasil bate Argentina, leva o hepta do Pan e garante vaga em Paris

Em jogo marcado por muito atraso, Brasil arrasa a Argentina, leva sétimo ouro seguido no Pan e garante vaga olímpica

Adriana Cardoso, a Doce, comemora vitória do Brasil no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, que deu o ouro e vaga para Paris-2024
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Em uma partida marcada por muito atraso por conta de goteiras no ginásio, o Brasil derrotou a Argentina por 30 a 18, na noite deste domingo (29), e levou a medalha de ouro no handebol feminino de Santiago-2023. É o sétimo título consecutivo da equipe em Jogos Pan-Americanos. Com a conquista, a seleção ainda carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O jogo demorou muito para começar, porque choveu em Viña del Mar, cidade que fica a 122km de Santiago, e o ginásio onde as partidas do handebol acontecem está com problemas de infiltração, o que gerou goteiras e levou à poças d’agua na quadra. Por isso, a organização precisou utilizar panos para secá-la. O processo demandou muito tempo e a final entre Brasil e Argentina atrasou 3h em relação à programação original.

Durante a partida, o Brasil foi dominante em quadra e fez valer sua hegemonia nas Américas para conquistar mais um título. Após 15 minutos parelhos, a equipe brasileira deslanchou e encaminhou a vitória já no primeiro tempo, fechando a etapa com 16 a 7 de frente. A vantagem se ampliou na segunda etapa, fechando o duelo em 30 a 18. O grande nome da partida foi Gabi Moreschi, que fechou o gol brasileiro e terminou com quase 50% de aproveitamento.

Gabi Moreschi ergue os braços e comemora defesa
Gabi Moreschi teve atuação memorável na final (Foto: Rafael Bello/COB)

Passaporte carimbado

Com a vitória, a seleção brasileira coroou sua bela campanha em Santiago-2023 com o título do torneio. Durante a competição, a equipe venceu os cinco jogos que fez, marcando 164 gols e sofrendo apenas 63. Este foi o sétimo título consecutivo do Brasil em Jogos Pan-Americanos. O país acumula ouros seguidos desde Winnipeg-1999. A seleção não sabe o que é perder uma partida há 28 anos.

Dessa vez, com a medalha de ouro em Santiago-2023, o Brasil também garantiu vaga olímpica em Paris-2024. Um time de handebol feminino pode ter 14 jogadoras na Olimpíada e, por isso, nosso país já acumula 139 atletas classificados para a capital francesa no próximo ano. Esta será a sétima participação seguida da seleção brasileira de handebol feminino em Jogos Olímpicos.

Como foi a final

O início da partida foi eletrizante. As duas equipes marcaram seis gols em apenas quatro minutos, com o placar ficando 3 a 3. Nesse momento, o Brasil sofreu duas punições de dois segundos de forma consecutiva e teve que se defender com duas jogadoras a menos por algum tempo. Apesar disso, se segurou bem e não sofreu gols. A partida, aliás, deu uma acalmada nesse momento e as duas equipes passaram os nove minutos seguintes sem balançar as redes.

Bruna de Paula arremessando bola contra a Argentina
Bruna de Paula, uma das líderes do Brasil (Foto: Rafael Bello/COB)

O Brasil acertou a trave argentina em três oportunidades, enquanto Gabi Moreschi se tornou um verdadeiro paredão e fez cinco defesas consecutivas. Coube a Francielle “reabrir” a lata argentina, anotando um gol aos 13 minutos. A partir daí, o Brasil passou a ser eficiente no ataque, com Bruna e as pontas Adriana e Larissa bem acionadas, com Gabi fechando o gol. Assim, a seleção verde-amarela conseguiu abrir boa vantagem e fechou o primeiro tempo com 16 a 7 de frente.

Assim como na primeira, a segunda etapa começou com muitos gols. Os ataques de ambas as equipes funcionaram bem e o placar cresceu. As Leonas chegaram a abrir 11 gols de vantagem, mas as argentinas tiveram um bom momento e conseguiram cortar para oito. Uma possível reação das hermanas, no entanto, rapidamente foi contida. O Brasil voltou a abrir boa vantagem, até fechar em 30 a 18.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024