Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil tem tarde perfeita e abre Santiago-2023 com quatro ouros

Rafaela Silva, Aléxia Nascimento, Larissa Pimenta e Michel Augusto levam o ouro no Pan; Amanda e Willian são bronze

Rafaela Silva medalha de ouro no judô dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Wander Roberto/COB)

O Brasil começou arrasador nas disputas do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O país conquistou quatro das cinco medalhas de ouro que estava em disputa neste sábado (28), com Aléxia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Michel Augusto (60kg) e Rafaela Silva (57kg). Além disso, Amanda Lima (48kg) e Willian Lima (60kg) conquistaram medalhas de bronze, totalizando seis pódios no dia.

O principal destaque do dia foi Rafaela Silva, que conquistou seu primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos depois de ter sido campeã olímpica e bicampeã mundial. Quarta colocada do ranking mundial, a brasileira era a principal favorita a conquistar o título e fez uma campanha arrasadora na competição, derrotando a argentina Brisa Gomez na decisão, por ippon.

“Esse é a minha quarta participação nos Jogos Pan-Americanos, tenho pelo menos 16 anos batalhando na estrada para conseguir essa medalha de ouro. Estou muito feliz de ter essa resiliência e essa capacidade mental de chegar aqui e fazer o meu papel”, falou Rafa.

Rafaela Silva, de kimono branco, olha para atleta de azul no judô dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Wander Roberto/COB)

Além disso, vale destacar que Rafaela foi bronze nos Pan de Toronto-2015 e esteve presente em Lima-2019. Na capital peruana, chegou a conquistar a medalha de ouro, mas acabou a perdendo depois de testar positivo para fenoterol, substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem (Wada). A brasileira, aliás, chegou a tomar uma suspensão de dois anos e perdeu a Olimpíada de Tóquio-2020.

+Judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Agora, quatro anos depois, Rafaela Silva não só voltou a subir no lugar mais alto do pódio no Pan, como retomou o caminho das vitórias nas grandes competições. No ano passado, por exemplo, conquistou seu segundo título mundial. Com o título em Santiago-2023, a brasileira agora já tem ouros em Mundiais, Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos, Pan-Americanos, Grand Slams e Grand Prix, restando apenas o Masters para completar o “bingo”.

Larissa Pimenta é bicampeã

Larissa Pimenta conquistou seu segundo título pan-americano. A atleta, que havia sido ouro em Lima-2019 com apenas 20 anos de idade, voltou a subir no lugar mais alto do pódio em Santiago-2023, agora com vitória na final diante da mexicana Paulina Martinez, por hansokumake.

Larissa Pimenta emocionada após título dos Jogos Pan-Americanos
Larissa Pimenta (Foto: Wander Roberto/COB)

Jovens são campeões

Duas surpresas levaram o ouro no primeiro dia do judô em Santiago. Aléxia Nascimento triunfou na categoria até 48kg após derrotar a mexicana Edna Carrillo na final. A brasileira conseguiu um waza-ari rapidamente e depois imobilizou a adversária. Ela tem apenas 21 anos de idade e se classificou para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 após ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021.

Michel Augusto comemora ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 no judô
Michel Augusto (Foto: Wander Roberto/COB)

Enquanto isso, entre os homens, Michel Augusto levou o ouro na categoria até 60kg. Com apenas 18 anos de idade, ele havia vencido duas lutas até chegar na final. Já na decisão, ganhou do colombiano Johan Rojas por hansokumake. O brasileiro fez um início de combate passivo e recebeu dois shidôs, mas mudou sua postura no golden score e reverteu a situação, forçando três punições ao adversário.

Medalhas de bronze

As medalhas de bronze do Brasil no primeiro dia do judô ficaram a cargo de Amanda Lima e Willian Lima. Principal favorita da categoria até 48kg, Amanda precisou disputar a medalha de bronze após cair na semifinal e conseguiu imobilizar a chilena Mary Dee Vargas para sair vencedora. Assim, ela fez dividiu pódio com Aléxia Nascimento nessa disputa. Foi a primeira vez na história que o judô brasileiro fez dobradinha em Jogos Pan-Americanos.

Amanda Lima aplaude torcida após ouro em Santiago-2023
Amanda Lima (Foto: Wander Roberto/COB)

Entre os homens, Willian Lima ficou com a medalha de bronze após derrotar o peruano Juan Postigos na disputa pela medalha. Décimo colocado do ranking mundial da categoria até 66kg, ele tomou a iniciativa da luta e conseguiu um ippon ainda nos primeiros minutos do combate. É a primeira participação do brasileiro, que tem 23 anos de idade, em Jogos Pan-Americanos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023