Siga o OTD

Santiago 2023

É de prata a histórica medalha do beisebol no Pan de Santiago

Seleção brasileira tomou o troco, com juros, da Colômbia na disputa do ouro, mas sai dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com campanha para ser lembrada

Brasil Colômbia final medalha de ouro medalha de prata beisebol pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Sebastian Nanco/ Santiago 2023 via Photosport)

Santiago – A histórica campanha da seleção de beisebol levou a equipe do Brasil para a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A equipe perdeu a final deste sábado (28) por 9 a 1 para a Colômbia, mas colocou no peito a inédita medalha em Jogos Pan. Na disputa do bronze, o México levou a melhor ao bater o Panamá por 10 a 2.

A seleção chegou na final já com a história feita. E em mais de uma camada. Na fase de classificação, bateu três das escolas mais tradicionais do beisebol no planeta. Primeiro, a Venezuela, sexta do ranking mundial, depois a mesma Colômbia, seleção que ousou bater o poderoso Estados Unidos esse ano na World Baseball Classic, principal torneio de seleções do mundo. A seguir, derrotou Cuba, dona de nada menos do que 12 medalhas de ouro em 18 edições de Jogos Pan, sendo dez delas seguidas.

+ Murilo Gouvêa desistiu de parar de jogar em Santiago

A campanha invicta colocou o Brasil pela primeira vez na Super Rodada, quadrangular que define os dois times que jogarão a final e os dois que disputariam o bronze. Ali, já estava garantida pelo menos a inédita disputa de uma medalha. O primeiro confronto na Super Ronda foi contra o Panamá, país onde o beisebol também é forte e que havia sido um dos algozes da seleção nas qualificatórias para World Baseball Classic desde ano. Mais uma vitória e, um dia depois, a classificação para a primeira final da história mesmo sem entrar em campo, beneficiado por uma derrota do México.

Ataque pesado

A final foi toda colombiana. A seleção deles castigou no bastão com 17 rebatidas contra apenas quatro do Brasil. Eles anotaram corridas em quase todas as entradas, passando em branco apenas na segunda. Carlos Andres Padilla foi destaque com duas rebatidas em três passagens pelo bastão, duas corridas impulsionadas e mais duas anotadas. Dilson Garcia rebateu três de quatro, também impulsionou duas corridas e anotou outra.

Osvaldo Brasil Colômbia final medalha de ouro medalha de prata beisebol pan jogos pan-americanos santiago 2023
Osvaldo marcou a corrida brasileira (Natan Pires/Tailgate Zone)

A Colômbia começou no bastão, com Felipe Natel arremessando, e logo lotou as bases em três rebatidas simpes, com apenas um fora. Ali mesmo a seleção fez a primeira reunião no montinho. Natel conseguiu a segunda eliminação em um strike out, mas cedeu uma corrida com uma andada. O brasileiro não se abalou e encaixou mais um strike out para conter dano maior.

Na baixa, o Brasil respondeu no seu jogo curto de simples e bunt que, cobinado com um wild picth de Victor Vargas, colocou um corredor na terceira com dois fora. Veio Paulo Orlando, ele rebateu pro campo central, mas a bola ficou na luva da defesa para o fim da entrada. O roteiro da bola curta voltou a funcionar na baixa da segunda, desta vez combinado com uma bolada em Gabriel Barros, e o Brasil lotou as bases com um fora. Uma batida de sacrifício de Felipe Mizukosi impulsionou Osvaldo para o empate.

Colômbia na frente

Brasil Colômbia final medalha de ouro medalha de prata beisebol pan jogos pan-americanos santiago 2023
Colômbia castigou no bastão (Natan Pires/Tailgate Zone)

A Colômbia retomou a liderança no topo da terceira anotando a segunda corrida. O arremesso de Natel já não era mais o mesmo e em dois wild piches quase cedeu a terceira corrida. No segundo, ele e o catcher Gabriel Barros eliminaram o corredor colombiano no home plate. Na baixa, Pedro Okuda rebateu uma dupla e ficou na posição de anotar o empate sem eliminados. Okuda chegou na terceira, com um fora, mas Paulo Orlando sofreu um strike out e Osvaldo foi pego na primeira após um contato ruim.

Desandou

Natel não voltou para a quarta entrada, com Daniel Missaki entrando. Natel, então, fechou o Pan com 11 entradas e dois terços jogadas, dez rebatidas, sete andadas e três corridas cedidas, além de nove strike outs. ERA de 1,80. Na entrada, Daniel cedeu duas corridas sem eliminar ninguém e saiu para a entrada do experiente André Rienzo com esquinas lotadas. Uma batida de sacrifício levou o jogo para 5 a 1 e uma queimada dupla entancou a sangria.

Ariel Frigo Brasil Colômbia final medalha de ouro medalha de prata beisebol pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Natan Pires/Tailgate Zone)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Brasil não se entregou, afinal, havia conseguido uma virada similar contra a mesma Colômbia dias antes, na fase de classificação. Fabio Murakami abriu a baixa da quarta com uma dupla, e um wild pitch levou-o para a terceira. A seleção cresceu e em uma bela passagem pelo bastão de Felipe Mizukosi, que arrancou a primeira base sofrendo uma bolada. A Colômbia, então, reuniu-se no montinho e, na volta, Vargas impôs um strike out para Ariel Frigo, o primeiro da série brasileira. Na alta da quinta os colombianos somaram mais uma e, desta vez, não deram brecha para uma nova virada e ficaram com a medalha de ouro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023