Siga o OTD

Santiago 2023

Tatiana Weston-Webb vai brigar pelo ouro do surfe

Tati Weston-Webb venceu duas baterias nesta sexta-feira (27) e avançou à final do Pan de Santiago

Brasileira Tatiana Weston-Webb competindo no Pan de Santiago (William Lucas/COB) medalha de ouro pan campeã surfe
(William Lucas/COB)

Em busca do ouro! Tati Weston-Webb está classificada para a final do surfe feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nesta sexta-feira (27), a brasileira venceu duas baterias para se garantir na briga pelo lugar mais alto do pódio. No SUP, Luiz Diniz e Aline Adisaka se classificaram para a etapa seguinte do torneio e também confirmaram medalhas na modalidade.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Medalha garantida

No início da bateria, a peruana Daniella Rosas, adversária da brasileira, acertou uma pequena sequência de rasgadas e alcançou a nota de 5.00. Depois, Tatiana respondeu com uma ótima onda, aplicando diversas manobras com muita velocidade. Assim, ela conquistou a nota de 7.17 e assumiu a liderança da disputa. Daniella conseguiu mais um 5.50 e pressionou a surfista gaúcha a surfar novamente para buscar a vitória. Porém, nos últimos segundos, Weston-Webb conseguiu uma onda de 4.87, ficou com o somatório de 12.04 e triunfou na bateria.

Por outro lado, no masculino, o capixaba Krystian Kymerson foi superado pelo peruano Lucca Mesinas na quarta rodada da chave de repescagem e se despediu do torneio. O adversário do brasileiro, que foi ouro no Pan de Lima-2019, venceu a bateria por 10.80 a 10.43 e avançou. Assim, o Brasil encerrará a edição de Santiago sem medalha no Shortboard masculino.

Vitória na rodada 4

Na fase equivalente à semifinal, Tati enfrentou Leilani McGonagle, da Costa Rica. Apesar do mar oferecer poucas ondas, a brasileira superou as dificuldades e engatou 5.93 e 8.17 nas duas primeiras notas para somar 14.10. Do outro lado, a adversária não conseguiu boas manobras e só anotou 8.33 (5.50 e 2.83).

+Surfe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

“A bateria foi super difícil. Sou muito grata a Deus porque ele me mandou umas ondas boas e eu consegui fazer umas manobras em condições bem difíceis. Quase morri também, mas estamos aqui firmes e fortes”, avaliou Tati Weston-Webb.

“Vim aqui com um objetivo na cabeça: ganhar uma medalha para o Brasil. É uma experiência incrível toda vez que consigo competir ao lado do Time Brasil. É uma honra gigante, eu amo esse sentimento. Então, vamos com tudo para próxima, estou muito feliz de estar aqui”, disse a surfista que já está garantida nos Jogos Olímpicos de Paris.

Luiz e Aline garantem medalha no SUP

Além disso, na disputa do surfe SUP nos Jogos Pan-Americanos, os brasileiros Luiz Diniz e Aline Adisaka garantiram, no mínimo, uma prata e bronze para o Brasil na modalidade. Primeiramente, Luiz venceu a terceira rodada, mas acabou superado na bateria seguinte. Por outro, Aline eliminou passou pelas duas rodadas e está garantida na final.

No masculino, Luiz Diniz amassou o mexicano Felipe Rodriguez com 9.76 a 3.14. Contudo, em seguida, perdeu para o norte-americano Zane Schweitzer na última onda, 13.13 contra 11.30. Apesar disso, ele agora enfrenta o canadense Finn Spencer na repescagem e, caso vença, avança à final para reencontrar Zane. Por outro lado, se perder, conquista a medalha de bronze.

Enquanto isso, no feminino, Aline Adisaka derrotou a argentina Lucia Cosoleto no detalhe com 8.43 a 8.17. Contudo, na quarta rodada, a brasileira não deu chances para a colombiana Isabella Gomez Brady com o placar de  6.30 a 2.73. Ela ainda aguarda a definição da adversária na briga pelo ouro.

Brasileiros no Longboard

Brasileira Chloé Calmon em ação no Longboard nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 (William Lucas/COB)

Na outra modalidade de surfe presente no Pan de Santiago, o Longboard, os brasileiros Chloé Calmon e Carlos Bahia acabaram superados na quarta rodada da chave principal do torneio. Eles perderam suas baterias para os peruanos Maria Fernanda Reyes e Benoit Clemente, respectivamente.

No entanto, os surfistas do Brasil ainda não estão fora da briga pela medalha de ouro na competição. Eles se encaminharam para a bateria do bronze. Em caso de vitória, os brasileiros avançam para a decisão e irão enfrentar novamente Maria Fernanda Reyes e Benoit Clemente, do Peru. Caso percam a disputa na nova etapa, eles encerram sua participação em terceiro lugar. Chloé disputará contra a costarriquenha Lia Dias Reyes na próxima segunda-feira (30), às 12h30, enquanto Carlos mede forças contra o chileno Rafael Cortéz mais cedo, às 12h02.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Santiago 2023