Siga o OTD

Santiago 2023

Isaac Souza se recupera de início ruim e fica em 6º na plataforma

Brasileiro se recuperou a partir da terceira rodada e terminou na sexta colocação na última prova dos saltos ornamentais

Isaac Souza durante execução de salto na final da plataforma 10m dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 - saltos ornamentais
(Foto: Daniel Apuy/Santiago 2023 via Photosport)

O Brasil encerrou sua participação nos saltos ornamentais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nesta quarta-feira (25). O último atleta a entrar em ação foi Isaac Souza, que terminou na sexta colocação da plataforma 10m individual. Ele não teve um bom início na disputa, mas se recuperou com ótimos saltos na reta final e terminou com pontuação final de 407.15.

Isaac Souza marcou 64.00 na primeira rodada, com um salto de nível de dificuldade 3.2. Em seguida, não teve uma boa execução em um triplo e meio mortal para trás, com dificuldade de 3.3, e somou apenas 42.90 pontos. No terceiro salto, sua situação começou a mudar, ao anotar 73.80 em um salto dois mortais com duas piruetas e meia saindo com parada de mãos (dificuldade de 3.6), anotando 73.80.

Já na quarta rodada, marcou 71.40 em um salto de dificuldade 3.4. Na quinta, ele realizou quatro mortais e meio na posição carpada, com nível de dificuldade 3.7, e recebeu notas médias de 7.0, somando 75.85. Por fim, foi onde Isaac deixou o melhor: ele marcou 79.20 no sexto salto, com dificuldade de 3.6, fazendo terceira maior pontuação da rodada, o que lhe o levou a um acumulado de 407.15, terminando em sexto.

Isaac de olho em Paris

A final da plataforma individual masculina daria uma vaga olímpica para Paris-2024. No entanto, Isaac já tem lugar assegurada na Olimpíada por ter sido finalista no Mundial de Fukuoka, há três meses e, por isso lutava apenas por uma medalha na competição. Também já classificado para os Jogos, o mexicano Randal Willars levou a medalha de ouro após um belo último salto, terminando com 479.40.

Encerrada esta prova, o Brasil assim finalizou sua participação no saltos ornamentais do Pan de Santiago-2023. O país teve representantes nas dez provas do programa e conquistou uma medalha, com bronze de Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso na plataforma 10m sincronizada. Entre as provas individuais, também teve um quarto lugar de Ingrid na plataforma 10m e um 12º de Rebeca Santana no trampolim 3m.

Isaac competiu em duas provas nesse Pan. Antes da final individual, também esteve na plataforma sincronizada, ao lado de Diogo Silva, e terminou em quinto lugar. Esta foi a segunda participação do carioca de 24 anos em Jogos Pan-Americanos. Ele esteve em Lima-2019, quando obteve um bronze na plataforma sincronizada, ao lado de Kawan Pereira. No individual, havia terminado em oitavo lugar.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023