Siga o OTD

Santiago 2023

Rebeca Andrade faz um dos melhores saltos da história no Pan

Com um Cheng quase perfeito, Rebeca Andrade executou um dos melhores saltos da história nos Jogos Pan-Americanos

Rebeca Andrade comemora o ouro no salto nos Jogos Pan-Americano
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O que Rebeca Andrade fez na tarde desta terça-feira (24) em Santiago foi simplesmente histórico. A ginasta brasileira apresentou um dos melhores saltos da história, mostrando porque ela merece ser citada como uma das maiores saltadoras de todos os tempos, ao lado de nomes como Simone Biles, McKayla Maroney, Cheng Fei e Elena Produnova
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Rebeca Andrade já era conhecida mundialmente pelo seu Cheng: um salto onde a ginasta faz um rodante com meia volta, seguido de um mortal para frente com uma pirueta e meia. Além de sempre ter uma excelente execução, Rebeca tem uma ótima repulsão na mesa, parecendo flutuar no ar antes de começar a girar. Ela apresentou esse salto na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, onde conseguiu incríveis 9.733 de execução, chegando muito perto de um 10, que ainda não foi visto na era moderna da ginástica, com o atual sistema de pontuação, que começou em 2006.
+ Abner Teixeira assegura quarta medalha do Brasil no boxe
+ Brasil bate Cuba e termina fase de grupos do beisebol na liderança
+ Davi e Fabrício colocam o Brasil na final de duplas do badminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Melhores da história

O que Rebeca Andrade fez em Santiago pode ser considerado o melhor Cheng de todos os tempos. Mas tem outros saltos que concorrem como o melhor da história. Muitos fãs de ginásticas consideram como o melhor de todos os tempos o salto que McKayla Maroney, dos Estados Unidos, fez na final por equipes dos Jogos Olímpicos Londres-2012. A bicampeã mundial um beirou a perfeição fazendo um Amanar: um Yurchenko com duas piruetas e meia. Muita gente acha que esse salto deveria ter recebido um 10.0 de execução. Mas na época, os árbitros encontraram alguns descontos e deram 9.733.

Ainda na lista dos melhores Amanar da história está Cheng Fei. A chinesa, que é tricampeã mundial de salto, originou o salto que Rebeca apresentou no Pan. Mas sua melhor exibição foi fazendo um Amanar no Mundial de 2005. Na época, ainda vigorava o antigo sistema de pontuação com notas até 10. Dessa forma, Cheng tirou 9.725.

Biles com vários saltos na lista

Não teria como a ginasta mais campeã da história não entrar nessa lista. A estadunidense Simone Biles tem vários saltos diferentes que estão entre os mais bem executados na história. Seu melhor Amanar foi na seletiva olímpica dos Estados Unidos para a Rio-2016, onde ela tirou um impressionante 9.9 de execução. Mas Simone Biles sempre desafia os limites da física, criando elementos inéditos. Entre eles, o Yurchenko com duplo mortal carpado, que neste ano a ginasta homologou como o mais difícil do código de pontuação da ginástica artística feminina. Sua melhor versão foi no Campeonato Nacional desse ano com um 9.8 de execução

Assim como o duplo carpado de Biles, vale fazer uma menção honrosa à outro duplo mortal que até hoje apenas uma ginasta conseguiu fazer com excelência. A russa Elena Produnova, ainda competindo no cavalo, executou pela primeira vez nos Jogos Mundiais Universitários de 1999 o salto que leva o seu nome: uma reversão para frente com duplo mortal grupado. Até o salto novo de Biles, esse era o salto mais difícil no feminino. Várias ginastas já tentaram executá-lo, mas apenas Produnova o fez com maestria.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023