Siga o OTD

Santiago 2023

Estreante, Sabrina dá o tom da vitória do Brasil contra Cuba

Em seu primeiro jogo com a seleção, Sabrina Machado foi a principal pontuadora da vitória brasileira contra Cuba

Sabrina Machado aplaude próxima à rede em sua estreia com a seleção brasileira de vôlei feminino
(Foto: Dante Fernandez/Santiago 2023 vía Photosport)

A estreia da seleção brasileira de vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 revelou novos rostos para os torcedores brasileiros. Um desses é o de Sabrina Machado, oposta de 27 anos, que fez sua primeira aparição oficial com a equipe principal do Brasil. Mesmo se emocionando antes da partida, ela pareceu não sentir o peso da estreia e foi essencial na vitória contra Cuba por 3 sets a 0, sendo a maior pontuadora do duelo.

“Foi emocionante desde o hino nacional. Me emocionei bastante ao cantá-lo, mas depois consegui me acalmar e mostrar meu jogo. Consegui ir bem”, disse Sabrina em entrevista coletiva após a partida. “Eu até brinquei com as meninas que eu sonhei que, na primeira bola do jogo, as meninas faziam o ponto e vinham para cima. Então, a gente já estava esperando uma brigazinha. Mas sabíamos que tínhamos que acalmar, porque elas gostam disso”, completou, referindo-se à rivalidade contra Cuba.

Correspondência de peso

Aos 27 anos, Sabrina Machado ganhou sua primeira oportunidade na seleção brasileira principal após uma temporada de destaque atuando pelo Sesc Flamengo RJ. Em Santiago-2023, a tendência natural era de que Tainara fosse a titular na posição de oposto, afinal a jogadora do Praia Clube é uma das poucas desse elenco que atuam na seleção brasileira há maior tempo. No entanto, Tai está se recuperando de um entorse no tornozelo e começou entre as reservas, gerando a oportunidade para Sabrina.

Sabrina Machado vibra junto com Laís no duelo entre a seleção brasileira de vôlei feminino e Cuba nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Sabrina Machado vibra com a líbero Lais (Foto: Dante Fernandez/ Santiago-2023 vía Photosport)

A atleta do Flamengo correspondeu muito bem à ausência da companheira. Sabrina foi a principal atacante da partida, com 11 pontos anotados. Ela ainda marcou dois de bloqueio e um de saque. O Brasil ganhou a partida por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14), dando um passo importante para se classificar para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos. O próximo compromisso será contra a Argentina, neste domingo (22), às 13h30.

Experiência dos Jogos Mundiais Universitários

Apesar de defender o time principal da seleção brasileira de vôlei feminino pela primeira vez, Sabrina Machado já tem a experiência de disputar uma competição multiesportiva. Ela esteve nas últimas duas edições dos Jogos Mundiais Universitários, a última delas em Chengdu, na China, em julho deste ano, e também foi uma peça importante da equipe que acabou em quarto lugar.

“Os Jogos Mundiais Universitários me ajudaram bastante. Qualquer pessoa que me pergunta, falo que foi uma experiência e tanto. Joguei como ponteira lá, que é uma posição que eu não jogo muito, e foi uma experiência muito grande. Jogamos contra times da Ásia e a Polônia, foi uma experiência para agregar na minha bagagem de vôlei”, finalizou a atleta.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023