Siga o OTD

Santiago 2023

Ketleyn Quadros vai ao primeiro Pan-Americano com 36 anos

Depois de ser medalhista de bronze em Jogos Olímpicos e passar por todos os níveis de competições, Ketleyn Quadros vai debutar em Pans

Na imagem, Ketleyn Quadros contra judoca da Venezuela.
Ketleyn Quadros contra judoca da Venezuela. Foto: Tamara Kulumbegashvili/ IJF

Nunca é tarde para novos desafios e conquistas. É com esse pensamento que a experiente Ketleyn Quadros vai fazer sua estreia em Jogos Pan-Americanos. A judoca acabou de completar 36 anos, passou por dois Jogos Olímpicos, 13 Mundiais e mais de 40 Grand Slams. Porém, nunca teve a oportunidade de competir no torneio continental, Santiago será sua primeira vivência.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ketleyn fez aniversário no dia primeiro deste mês de outubro e tem muita bagagem no judô pelo mundo afora. Em Pequim-2008 conquistou a medalha de bronze na categoria até 57 kg. Subiu para a categoria até 63 kg e ficou em sétimo na Olimpíada de Tóquio 2020 há dois anos. Foi a primeira brasileira a conquista medalha olímpica em provas individuais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, foi porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos Medellín-2010, onde conquistou o ouro na categoria mais leve. Similarmente, subiu ao lugar mais alto do pódio na Universíade de Kazan-2013. Neste tempo, pelo menos quatro Pan-Americanos ocorreram em paralelo com sua carreira (Rio-2007, Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019). No entanto, nunca disputou, independente dos motivos.

Estreia

Agora está pronta, ainda que o calendário seja apertado: “Eu fiquei bem feliz por ter conseguido passar pelo processo de classificação para o Pan. Está sendo um ciclo diferente dos outros, com um calendário mais apertado. São apenas três anos de intervalo entre Tóquio e Paris e, mesmo assim, a federação internacional procurou distribuir os pontos referentes a quatro anos. Os treinamentos estão superintensificados. Praticamente não paramos em nenhum momento deste ciclo”, disse a judoca.

“Apesar de o Pan não contar pontos para o ranking Mundial e para a corrida olímpica, é uma competição muito importante. Espero ter excelentes resultados. Vai ser uma competição bem desafiadora, porque minha categoria tem seis ou sete atletas dentro da zona de ranqueamento. Mas desafio tem tudo a ver comigo”, concluiu Ketleyn.

As competições do judô terão início no próximo dia 28.e Ketleyn lutará na categoria meio-médio (-63kg).

*Com informações de André Lacerda/ Projeto Atleta (assessoria).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023