Siga o OTD

Santiago 2023

Tocha de Santiago é revelada com homenagem ao povo Mapuche

A tocha Pan-Americana de Santiago 2023 foi apresentada para conduzir o fogo do México até a pira na cerimônia de abertura dos Jogos

Na imagem, momento da celebração para a Tocha Pan-Americana.
Momento da celebração para a Tocha Pan-Americana. Foto: Divulgação/ Panam Sports

Há cinco dias, a Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos, revelou as medalhas que serão as premiações dos atletas vencedores. Nesta terça-feira (22), a organização revelou outro símbolo de Jogos Olímpicos e continentais, a Tocha Pan-Americana. Assim, já sabe-se o design do objeto que conduzirá o fogo pan-americano desde Teotihuacán, no México, até o Estádio Nacional do Chile, na pira da cerimônia de abertura.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O revezamento da tocha é um dos momentos mais aguardados para um povo sentir-se integrado com os Jogos esportivos que ocorrem no local. Desse modo, em um evento no Parque Centro Ceremonial de Pueblos Originarios, apresentou-se oficialmente a tocha dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A cerimônia aconteceu aos pés da Cordilheira dos Andes e teve presença de autoridades esportivas chilenas junto com o Presidente da Panam Sports Neven Ilic.

SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Primordialmente, as cores do país inspiraram a criação das tochas dos Jogos Pan e Parapan-Americanos. Têm uma altura de 66 centímetros, pesam um quilo e meio. Ademais, têm a inspiração da paleta cromática do território com cores de café, azul celeste e azul oceânico. Há um fundo onde se expressa o relevo cordilheirano de norte a sul como se fosse um mapa do país.

Na imagem, detalhes da Tocha Pan-Americana de Santiago 2023.
Detalhes da Tocha Pan-Americana de Santiago 2023. Foto: Divulgação/ Panam Sports

O detalhe cruzado como um pequeno rio, nos Jogos Pan convencionais, representa a lua e sua força invisível de mover as marés do oceano. No caso do Parapan, faz alusão ao sol, fogo, deserto e vales, com a escrita “Santiago 2023” em Braile.

Caminho da Tocha

Além disso, a tocha será acesa no dia 29 de setembro na cidade mexicana de Teotihuacán na tradicional cerimônia que ocorre a cada quatro anos desde os Jogos de Havana 1991. No dia 30, a tocha começa seus percursos em território chileno. Será dividido em três caminhos, um vindo do norte, outro do sul e um do Chile insular para se encontrarem no dia 20 de outubro na festa de abertura.

A solenidade contou com homenagens aos povos originários, que foram representados por Machupes, povo que era localizado na região Centro-Sul e no sudeste da Argentina.

Com informações da Panam Sports.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023