Siga o OTD

Santiago 2023

Time Brasil chega a 576 vagas em Santiago-2023 e baterá recorde

Breaking e Escalada confirmam vagas nos Jogos Pan Americanos e Brasil se aproxima de recorde. 189 atletas já foram convocados oficialmente e COB aguarda vagas no atletismo e tênis

Felipe Ho Brasileiro de escalada meiringen
(Foto: Carol Coelho/Arquivo)

Faltando exatamente dois meses para o início de Santiago 2023, o Time Brasil nos próximos Jogos Pan-americanos está tomando forma e cara. O breaking e a escalada definiram 4 e 7 nomes, respectivamente e portanto a delegação liderada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) aumentou. Dessa forma, já temos neste domingo, 20/08, 189 nomes na lista oficial e 576 vagas garantidas na competição. As vagas nominais do Brasil em Santiago-2023 podem ser conferidas no site do COB.

Para a escalada, a classificação foi ainda mais especial porque é a estreia da modalidade em uma edição de Jogos Pan-Americanos. Será a primeira vez que os atletas da modalidade disputarão um evento multiesportivo adulto como parte do Time Brasil. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Ainda não caiu a ficha, acho que só vou acreditar quando estiver com o uniforme do COB vendo os aros olímpicos. Vai ser muito legal”, disse Felipe Ho, eleito duas vezes melhor do ano na modalidade, em 2017 e 2021.

“Com certeza isso era um objetivo profissional, poder participar de um Panamericano. Estou muito feliz com a classificação e vai ser muito legal”, disse Bianca Castro, classificada para a prova combinada (Boulder + Guiada). Haverá ainda a prova de velocidade, que contará com Pedro Egg.

“Foi incrível receber essa notícia, estava com uma expectativa maluca fazendo contas para a classificação. Ainda não caiu minha ficha que vou estar em uma Vila, com vários atletas ídolos, com a mala do COB e os símbolos olímpicos”, disse Rodrigo Hanada.

A classificação dos atletas foi pelo Ranking Mundial, depois de um primeiro semestre de participações nas etapas da Copa do Mundo. Além de Ho, Castro e Hanada, o Brasil terá ainda na prova combinada Anja Köhler, Mariana Hanggi e Mateus Bellotto.

No breaking defenderão o Time Brasil Leony do Rosário Pinheiro e o Bboy Rato no masculino, enquanto no feminino as representantes são B-Girl Mini Japa e B-Girl Nathana.

Estrelas olímpicas já garantidas em Santiago-2023

Entre os nomes que garantiram vaga no Pan estão os medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha (águas abertas), Fernando Scheffer (natação), Rayssa Leal (skate), Kelvin Hoefler (skate), Felipe Wu (tiro esportivo) e Martine Grael/Kahena Kunze (vela). Só o tênis e atletismo ainda possuem chances de classificação de novas vagas. Dessa forma, a expectativa agora é que a delegação tenha em torno de 600 atletas e 1000 pessoas ao todo, incluindo comissões técnicas e staff.

Santiago-2023 será a maior delegação da história numa competição fora do país. O recorde histórico de uma delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos é de 659 na Rio-2007, mas o maior número em Jogos fora do país é o de Toronto-2015. Na ocasião, o Time Brasil levou 590 atletas.

Como chefe da missão, não me faltará esforço, comprometimento e dedicação para que os nossos atletas possam chegar aos Jogos unicamente com a preocupação de realizar os seus treinamentos, descansarem e poderem ter o melhor desempenho, usufruindo de toda estrutura que o COB oferecerá. Tivemos um resultado espetacular em 2019, ficando na segunda colocação no quadro de medalhas, à frente do Canadá, o que é super relevante para gente. Não tenho dúvidas de que o Movimento Olímpico Brasileiro chegou a um nível de maturidade em que a evolução nos resultados é o nosso grande objetivo

Rogério Sampaio, chefe da Missão Santiago-2023.

Objetivos do COB para os Jogos Pan-americanos

O COB vai com alguns grandes objetivos para os próximos Jogos Pan-americanos. Primeiramente, é proporcionar aos atletas e treinadores a estrutura necessária para desempenharem a melhor performance da carreira. O COB espera, portanto, incentivar a evolução em cada uma das modalidades representadas. E finalmente os principais objetivos são conquistar o maior número de vagas possíveis nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e manter-se no top 3 do quadro de medalhas.

Estamos agora no período de ajuste final, de trabalhar os detalhes da Missão. Vamos receber mais de 60 pessoas, incluindo os Chefes de Equipe de todas as modalidades a partir da próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro. O objetivo é bater com cada detalhes da delegação como serviços esportivos e ticketing, operações médicas e saúde do atleta, hospedagem, transporte aéreo e terrestre, uniformes, operações de comunicação, dentre outros temas de grande relevância. Queremos todos na mesma página, com o único objetivo de obter a melhor performance da carreira nos Jogos Pan-americanos”

Ney Wilson, Diretor de Alto Rendimento do COB


Nos últimos Jogos Pan-americanos, o Time Brasil quebrou os recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169), repetindo assim o desempenho da edição São Paulo 1963. Na ocasião, o Brasil terminou o evento no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, foram conquistadas 29 vagas olímpicas.

Os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 serão disputados de 20 de outubro e 05 de novembro, em 26 áreas de competição espalhadas por quatro regiões do país. A maioria dos eventos será na região Metropolitana, mas também haverá competições em Valparaíso, O’Higgins e Biobío.

A expectativa é que a competição, a maior da história do Chile, reúna 7.000 atletas de 41 países, disputando 39 modalidades. O megaevento continental terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para Paris 2024. Destas, 21 darão vagas de maneira direta. Já outras 12 disciplinas em Santiago-2023 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.

(Com informações do Comitê Olímpico do Brasil)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Santiago 2023