Siga o OTD

Santiago 2023

Anja Köhler fica em nono lugar no mundial juvenil de escalada

Brasileira termina eliminatórias do lead sub-20 em 12º e busca vaga na final ainda neste sábado.

Anja Köhler no mundial sub-20 de escalada esportiva lead
(Foto: Dimitris Tosidis / IFSC)

Anja Köhler, de apenas 19 anos, conseguiu por enquanto o melhor resultado do Brasil no mundial juvenil de escalada. Depois de ficar em 12º lugar nas eliminatórias da escalada guiada (lead), ela terminou a semifinal em 10º lugar e ficou muito próxima de uma vaga na final. Já Felipe Ferreira Pinto ficou em 57º e está eliminado da disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na primeira tentativa das eliminatórias disputadas no sábado (19), a brasileira ficou em 13º marcando 23 pontos. Em seguida, ela foi um pouco melhor ficou em 11º, ao marcar 27+. Finalmente, através a fórmula matemática utilizada na escalada guiada, ela conseguiu 12.23 de pontuação.

Já no domingo (20) Anja conseguiu alcançar a agarra 24 e chegou a fazer o movimento para a próxima, mas sofreu queda, recebendo 24+ como pontuação. Apenas sete competidoras chegaram na agarra seguinte e pelo desempate que levou em consideração a etapa classificatória, Anja ficou com a nona posição.

Já Felipe Ferreira Pinto ficou em 57º na disputa sub-20 do Lead. Ele marcou apenas 9 pontos na primeira tentativa e conquistou a 50ª posição parcial. Em seguida, com 7 pontos ele ficou em 62º lugar. Na fórmula matemática da escalada guiada, ele marcou 56.51.

Anja Köhler confirmada em Santiago-2023

A Associação Brasileria de Escalada Esportiva (ABEE) divulgou nesta sexta-feira os atletas classificados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023. Todos brasileiros que estavam no ranking mundial da modalidade forem convocados.

No masculino, o time será composto pelos paulistas Felipe Ho (24), Mateus Bellotto (20) e Rodrigo Hanada (20). No feminino, a paranaense Mariana Hanggi (16), medalha de Ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a carioca Bianca Castro (34) e a catarinense Anja Köhler (19) integram a equipe. O time Boulder & Guiada terá a companhia do paranaense Pedro Egg (22), único classificado brasileiro na prova de Velocidade.

+ Guia Olímpico da Escalada para Paris-2024

A Escalada Esportiva fará sua estréia em uma edição dos Jogos Pan-Americanos em Santiago. A modalidade terá como palco o Parque Cerrillos, e acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro e irá classificar 4 atletas diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os grandes favoritos para as vagas, porém, são os atletas dos Estados Unidos e Canadá, com Equador podendo surpreender em algumas categorias.

(Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esporitva; matéria atualizada com o resultado da semifinal)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Santiago 2023