Siga o OTD

Santiago 2023

Santiago 2023 revela as medalhas para os Jogos Pan-Americanos

Na imagem, as medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, com uma mineradora ao fundo.
As medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, com uma mineradora ao fundo. Foto: Divulgação/ Panam Sports

Em uma cerimônia na Mina Centinela, no norte de Santiago, no Chile, e com a presença de autoridades esportivas locais, a organização dos Jogos Pan-Americanos revelou o design das medalhas a serem entregues para os atletas campeões. Dessa forma, 2986 delas estarão em disputa nos Jogos Continentais e possuem um centro com um metal distinto dos tradicionais.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na apresentação, aparece o lema “Coração de Cobre”, em referência ao minério extraído próximo à cidade de Santiago. Primordialmente, trabalhadores e artesãos chilenos que elaboraram totalmente sua confecção. A exibição das medalhas ocorreu nesta quinta-feira (17) há 80 quilômetros da cidade de Calama, no norte do Chile, em pleno deserto do Atacama.

SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

É a segunda vez que o cobre chileno aparece na composição de medalhas pan-americanas. Anteriormente, havia uma porcentagem nas medalhas de bronze da edição de Toronto 2015. Por outro lado, todas as medalhas de Santiago terão esse centro feito do material extraído de terras do país anfitrião. As medalhas são metálicas, com centro de cobre que tem um processo oxidativo para tons verde nas Pan-americanas e tom azul para as Parapan-americanas.

Cada medalha tem um diâmetro de 10 centímetros, com a grossura de 8 milímetros e pesa 280 gramas. Em Santiago 2023 estarão em disputa 947 de ouro, 947 de prata e 1092 de bronze, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. Será a primeira edição de Jogos Pan-Americanos no país localizado entre o Oceano Pacífico e a cordilheira dos Andes, com a expectativa de receber quase 7000 atletas.

Com informações da Panan Sports.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023