Siga o OTD

Santa Fé 2026

Santa Fé irá sediar os Jogos Sul-Americanos de 2026

Província argentina de Santa Fé é escolhida pela Odesur para receber os Jogos Sul-Americanos de 2026

Monumento a La Bandera, em Santa Fé, Argentina, será portanto sede dos Jogos Sul-Americanos de 2026
Monumento a La Bandera, um dos principais pontos de Rosário (Foto: Rafaela Ely)

A província de Santa Fé, na Argentina, foi escolhida pela Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana) para ser sede dos Jogos Sul-Americanos de 2026. O anúncio foi feito na Assembleia Geral da entidade, no último sábado (25). O evento ainda teve como destaque a eleição do presidente do COB, Paulo Wandeley, para a vice-presidência do Comitê Executivo da Odesur.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Esta será a 13ª edição dos Jogos Sul-Americanos, competição multiesportiva que envolve os 12 países da América do Sul mais alguns convidados. Em 2026 será a terceira vez que a Argentina receberá o evento, após ter sediado em Rosário, em 1982, e em Buenos Aires, em 2006. Desta vez, a sede será na província de Santa Fé, abrangendo as cidades de Rosário, Santa Fé e Rafaela.
+ Brasil conquista nove medalhas em eventos sub-21 de judô na Alemanha
+ Bia Ferreira bate colombiana e é bicampeã mundial de boxe
+ FIBA sorteia grupos do Mundial sub-19 de basquete feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“A Argentina tem tradição em receber importantes eventos esportivos no continente. Este formato de mais de uma cidade sediar a competição é um modelo que o Brasil já fez anteriormente, mas não é comum. Então, por todo o preparo que os argentinos têm em sua organização, acredito que vai ser um excelente evento e, claro, vamos participar”, disse Paulo Wanderley.

Boa anfitriã

Stephanie Balduccini enquanto segura a medalha de  Rosario 2022
Stephanie Balduccini, que foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio, esteve em Rosario-2022 (Foto: Beto Noval/COB)

Como citado pelo presidente do COB, a Argentina organizou muitos eventos multi-esportivos nos últimos anos. Rosário recebeu a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no ano passado, reunindo atletas de 14 a 18 anos, e os Jogos Sul-Americanos de Praia, em 2019. Além disso, Buenos Aires foi a sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018.

A última edição dos Jogos Sul-Americanos aconteceu em 2022, em Assunção, no Paraguai. O Brasil demonstrou sua hegemonia no continente e liderou o quadro de medalhas, conquistando 319 medalhas, sendo 133 ouros, 100 pratas e 86 bronzes. O país recebeu o evento uma vez em sua história, em 2002, quando Belém (PA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) sediaram de forma conjunta.

Comitê Executivo da Odesur

Paulo Wanderley, presidente do COB, dessa forma vice-presidente do Comitê da Odesur
Paulo Wanderley (Foto: Camila Dantas/COB)

Além da escolha da sede dos Jogos de 2026, um momento importante da Assembleia Geral foi a eleição do Comitê Executivo da Odesur para o período de 2023 a 2027. A chapa foi aclamada por unanimidade e conta com o Presidente do COB, Paulo Wanderley, como segundo vice-presidente. Além disso, o Presidente da organização e do Comitê Olímpico do Paraguai, Camilo Perez, segue em mais um mandato.

“Estou muito feliz com a confiança que os Comitês Olímpicos Nacionais da América do Sul depositaram em mim. O Brasil volta a ter representatividade no cenário esportivo internacional em uma das organizações mais antigas e atuantes do continente”, disse Paulo Wanderley.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santa Fé 2026