Siga o OTD

Basquete

FIBA sorteia grupos do Mundial sub-19 de basquete feminino

Brasil cai no grupo C do Mundial sub-19 de basquete feminino, e jogará ao lado de Itália, Japão e Lituânia

Brasil sorteado no grupo do Mundial sub-19 de basquete feminino
Brasil foi campeão sul-americano sub-18 vencendo a Argentina na final (Foto: FIBA)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) sorteou nesta segunda-feira (27) os grupos do Mundial sub-19 feminino da modalidade, que acontecerá em Madrid, na Espanha, entre 15 e 23 de julho. O Brasil, campeão sul-americano sub-18 em 2022, caiu no grupo C, ao lado de Japão, Lituânia e Itália.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Um total de 16 equipes participam do Mundial sub-19 de basquete feminino. Elas estão divididas em quatro grupos de quatro na primeira fase. Seguindo o formato de disputa, todos os 16 times avançam para a segunda fase da competição, em um round de eliminação.
+ Bia Ferreira bate colombiana e se torna bicampeã mundial de boxe
+ Três recordes mundiais são quebrados no Circuito de Atletismo
+ Duda e Ana Patrícia são prata no Elite 16 de Tepic
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O grupo do Brasil cruza com o grupo D, que tem Egito, Canadá, China e República Tcheca, da seguinte forma: 1C x 4D (o primeiro colocado do grupo C enfrenta o quarto do grupo D), 2C x 3D, 3C x 2D e 4C x 1D. Assim, cada seleção jogará, no mínimo, quatro vezes ainda lutando pelo título da competição. Além disso, há disputas pelas posições intermediárias, que vão até o 16º lugar.

Histórico do Mundial

O Mundial sub-19 de basquete feminino é disputado desde 1985 e até aqui cinco países foram campeões. As últimas oito edições tiveram os Estados Unidos como vencedores. O melhor resultado do Brasil foi em 2011, quando conquistou o terceiro lugar. Na última edição, a seleção perdeu todos os seis jogos que fez. Dessa forma, terminou em 16º lugar na classificação geral.

Além do título sul-americano sub-18, o Brasil também ficou em quarto lugar na AmeriCup da categoria no ano passado. Sob nova direção, o basquete feminino brasileiro tem Roseli do Carmo como diretora, e a definição sobre o comando da Seleção Brasileira sub-19 feminina, além de toda a CT para o Mundial, acontece nos próximos dias.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete