Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Com seis novas vagas, Brasil já garante 10 atletas no Mundial

Anna Lúcia dos Santos e Luís Felipe Moura são os principais destaques do Campeonato Brasileiro, com três índices cada

CAMPEONATO BRASILEIRO DE SALTOS ORNAMENTAIS TERMINA COM SEIS NOVOS ATLETAS CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL DE DOHA
(Foto: Satiro Sodré/SPrees/Saltos Brasil)

A disputa do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza (CE), definiu a equipe que participará do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, entre os dias 2 e 18 de fevereiro de 2024, em Doha (Catar). Após uma semana de competição, seis atletas atingiram índice para participar da última seletiva olímpica rumo aos Jogos Paris 2024.

Anna Lúcia dos Santos e Luís Felipe Moura são os destaques individuais do Brasileiro

Os principais destaques individuais da competição foram Anna Lúcia dos Santos e Luís Felipe Moura, com três índices cada. Enquanto Anna Lúcia, de 22 anos, vem de participações nas últimas grandes competições, como o Mundial de Fukuoka (Japão) e os Jogos Pan-americanos de Santiago (Chile), Luís Felipe, 21, está de volta à seleção brasileira após um período afastado do esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Fiquei parado por um ano e voltei a treinar no início de 2023. Com apenas três meses de treinamento, fui para uma competição em São Paulo, onde não me saí bem. Mas ali coloquei na minha cabeça que iria treinar bastante e conseguir a vaga para o Mundial. Cheguei aqui em Fortaleza e consegui três índices nas três provas que competi. Estou muito feliz com o resultado, era isso que eu esperava”, disse Luís Felipe Moura, classificado portanto para o trampolim 3m no individual e no sincronizado, além do trampolim 1m individual, mesmas provas em que Anna Lúcia obteve o índice.

Luana Lira, Rafael Borges, Rafael Max e Rebeca Santana garantem vaga

Além da dupla, outros quatro atletas garantiram enfim seu lugar no Mundial de Doha durante o Campeonato Brasileiro: Luana Lira e Rebeca Santana, no feminino; Rafael Borges e Rafael Max, no masculino. Eles se juntam aos já classificados Diogo Silva, Giovanna Pedroso, Ingrid Oliveira e Isaac Souza, que haviam atingido as marcas necessárias para Doha durante o Pan de Santiago, e portanto sequer competiram em Fortaleza.

De acordo com o regulamento do Mundial, caso um país não tenha preenchido a cota máxima de dois atletas por prova individual, é possível que um saltador classificado para uma disputa de sincronizado, por exemplo, tenha direito a se inscrever em nova prova. É o que pode ocorrer com três atletas brasileiros: Diogo Silva (plataforma), Giovanna Pedroso (plataforma) e Luana Lira (trampolim 3m). O trio obteve índice no sincronizado, mas também deve disputar as provas individuais, tendo assim mais uma chance de classificação para Paris 2024.

Brasil tem dois atletas dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Até o momento, o Brasil tem dois saltadores classificados para os Jogos Olímpicos do ano que vem: Ingrid Oliveira e Isaac Souza, ambos na plataforma. Foi a primeira vez na história que o país garantiu duas vagas olímpicas logo na primeira seletiva (Mundial de Fukuoka 2023).

+ Brasil tem 145 classificados para os Jogos Olímpicos. Confira lista completa

Lista dos brasileiros classificados para o Mundial de Esportes Aquáticos

Confira a lista de classificados para o Mundial e em quais provas eles atingiram os índices:

– Anna Lúcia dos Santos: Trampolim 1m e Trampolim 3m individual; Trampolim 3m sincronizado
– Giovanna Pedroso: Plataforma 10m sincronizado
– Ingrid Oliveira: Plataforma 10m individual e Plataforma 10m sincronizado
– Luana Lira: Trampolim 3m individual e sincronizado
– Rebeca Santana: Trampolim 1m individual
– Diogo Silva: Plataforma 10m e Plataforma 10m sincronizado
– Isaac Souza: Plataforma 10m individual e Plataforma 10m sincronizado
– Luís Felipe Moura: Trampolim 1m e Trampolim 3m individual; Trampolim 3m sincronizado
– Rafael Borges: Trampolim 3m sincronizado
– Rafael Max: Trampolim 3m individual

(Assessoria de Imprensa dos Saltos Brasil)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Saltos Ornamentais