Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Sem ter um salto válido, Brasil fica em 11º na prova por equipes

Com Ingrid Oliveira, Rafael Fogaça, Luana Lira e Isaac Souza, Brasil ficou em 11º na disputa por equipes do Mundial de Fukuoka

Equipe de saltos ornamentais do Brasil no Mundial de Fukuoka
(Foto: Divulgação)

O Brasil ficou em 11º lugar na disputa por equipes mistas 3m e 10m no Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, nesta terça-feira (18). O time composto por Luana Lira, Isaac Souza, Ingrid Oliveira e Rafael Fogaça acumulou 298.70 pontos na disputa que integra o programa dos saltos ornamentais, mesmo tendo zerado a primeira rodada.

Esta prova contou com a participação de 14 equipes. Cada time teve a presença de quatro atletas, sendo dois homens e duas mulheres. A competição consistiu em seis saltos, dos quais três foram no trampolim 3m e três na plataforma 10m. Foram quatro saltos individuais de atletas, metade para o homem e metade para a mulher, além de dois saltos sincronizados.

Luana Lira foi a primeira atleta brasileira a entrar em ação no trampolim, mas errou o tempo do pulo e não saltou. Assim, ficou sem pontuação. Em seguida, Rafael Fogaça marcou 70.30 e o Brasil aparecia em 14º lugar. No salto sincronizado entre os dois, eles anotaram 42.00, acumularam 112.30 e seguiram em último lugar.

O Brasil melhorou seu rendimento na plataforma, com Ingrid Oliveira e Isaac Souza em ação. Finalista na disputa individual do Mundial, Ingrid marcou 62.40 em seu salto e fez o Brasil subir para o 13º lugar. Na sequência, Isaac anotou 64.80 e o país ganhou mais duas posições, indo para o 11º posto. Por fim, os dois fizeram um salto sincronizado para 59.20, que fez o Brasil encerrar em 11º, com 198.70 pontos.

Medalhistas

O ouro da prova ficou com a China, com Bai Yuming, Zhang Minjie, Zheng Jiuyuan e Si Yajie, com 489.65. O México, com Gabriela Garcia, Jahir Marroquin, Randal Valdez e Aranza Montano levaram a prata (455.35), enquanto a Alemanha, de Christina Wassen, Moritz Wesemann, Lena Hentschel e Timo Barthel foram bronze (432.15). A disputa por equipes dos saltos ornamentais não é realizada em Olimpíadas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Saltos Ornamentais