Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Brasileiros alcançam índice para mundial durante Troféu Brasil

Rafael Fogaça, Diogo Silva, Luana Lira e Ana Lúcia Santos alcançaram o índice e se classificaram para o Campeonato Mundial de Fukuoka

Luana Lira e Ana Lúcia Santos alcançam índice durante Troféu Brasil
(Foto: Luiza Dunker)

Mais brasileiros conseguiram alcançar os índices necessários para o Campeonato Mundial de Saltos Ornamentais em Fukuoka, no Japão. Rafael Fogaça, Diogo Silva, Luana Lira, Ana Lúcia Santos, Rafael Max e Isaac Souza já estão classificados e disputam o torneio que ocorre entre os dias 13 a 29 de maio. A classificação de Rafael Fogaça, Diogo Silva, Luana Lira e Ana Lúcia Santos se deu por meio do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais que começou no dia 25 e segue até segunda (1).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Nestes três primeiros dias de evento foram quatro índices alcançados. A competição é realizada na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, e é organizada pela Saltos Brasil. 

Rafael Fogaça já havia conseguido a vaga em um salto anterior (397,55), mas reafirmou sua capacidade ao saltar novamente para o índice na eliminatória do trampolim de 3m, alcançando a marca de 390.20. Já Diogo Silva garantiu sua classificação para o mundial no segundo dia do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais. O atleta que defende o Instituto Pró Brasil fez 394.85 e se consagrou entre os poucos que possuem índice A. No domingo (30), Diogo terá a chance de melhorar sua marca na final da plataforma.

Diogo Silva alcança índice de 394.85 e irá ao mundial
Diogo Silva/Instagram

Feminino

Luana Lira e Anna Lúcia Santos são uma dupla especialista na prova do trampolim de 3m. As duas marcaram 259.80 no Troféu Brasil hoje (29) e também entraram para o restrito grupo com marca A. Rebeca Santana e Maria Moura também atingiram o índice, 258.42, mas as regras limitam a participação a somente uma duplaspor nacionalidade em cada prova Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

A dupla também conseguiu a classificação nas categorias individuais do Troféu Brasil. Enquanto Luana marcou 308.75 no trampolim de 3m e levou a medalha de ouro, Anna Lucia Santos já possuía o índice B.

Luana Lira e Anna Lucia Santos se classificam pela prova de trampolim 3m
Luana Lira e Anna Lucia Santos se classificam pela prova de trampolim 3m
Reprodução/Instagram

Rafael Max e Isaac Souza já haviam conseguido atingir o índice para a classificação durante a Taça Brasil, em dezembro e, dessa forma, também integram a delegação brasileira para o mundial.

No domingo (30), acontecem as provas de Trampolim 1m feminino, Plataforma sincronizada masculino e Plataforma (feminino e masculino). 

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Saltos Ornamentais