Siga o OTD

Tóquio 2020

FINA muda regras e brasileiros perdem vaga em Tóquio-2020

Federação Internacional altera regras após Pré-Olímpico e tira vagas de Luana Lira e Isaac Souza em Tóquio 2020

Luana Lira já atingiu o índice para o mundial no trampolim 1m e 3m (Miriam Jeske-COB)
Washington Alves / COB

O Brasil perdeu duas vagas já conquistadas para Tóquio-2020 nos saltos ornamentais. Isso porque a FINA (Federação Internacional de Desportes Aquáticos) mudou as regras de classificação olímpica após a realização da Copa do Mundo, que contou como o último evento pré-olímpico. Assim, os saltadores Isaac Souza (plataforma de 10m) e Luana Lira (trampolim de 3m) perderam as vagas assegurados na Olimpíada. A informação foi publicada primeiramente pelo blog “Olhar Olímpico”.

A Copa do Mundo, realizada em Tóquio, garantiria inicialmente 18 vagas, ou seja, todos os semifinalistas das provas individuais de saltos ornamentais estariam classificados para os Jogos. No entanto, somente depois do início da competição, a FINA percebeu que o número de atletas classificados havia superado as 136 vagas disponíveis para a modalidade. E assim, mudou os critérios de classificação, passando a garantir cotas apenas para os 12 finalistas.

+Brasil já tem 226 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Na classificatória, Luana Lira passou em 16º para a semi e terminou a competição em 18º lugar. Já Isaac Souza foi oitavo na fase de classificação, mas acabou também em 18º. Caso tivesse repetido o desempenho na semifinal, que antes era classificatória para Tóquio-2020, Isaac asseguraria a vaga. Com isso, o Brasil garantiu apenas duas cotas olímpicas, com Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, que alcançaram as decisões da plataforma de 10m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Segundo o “Olhar Olímpico”, o COB já tomou providências, ameaçando, inclusive, levar o caso para a Corte Arbitral do Esporte (CAS), alegando que não se pode mudar as regras no meio do jogo. Já a CBDA só se pronunciar sobre o assunto depois de esgotar todas as tentativas.

Mais em Tóquio 2020