Siga o OTD

Saltos Ornamentais

No segundo dia, Brasil soma cinco medalhas no Sul-Americano Júnior de Saltos Ornamentais

No segundo dia do XXVI Campeonato Sul-Americano Júnior de Saltos Ornamentais, o Brasil conquistou as suas primeiras medalhas de ouro, na competição, com Anna Lucia dos Santos e Kawan Pereira. Disputadas na tarde desta quarta-feira (19), em Cali, na Colômbia, as quatro provas de hoje contaram com presença do Brasil em todos os pódios, com cinco medalhas conquistadas.

A primeira delas veio com Anna Lucia dos Santos, a Aninha, que conquistou o título do trampolim de um metro, do Grupo A, ao somar 259.20 pontos. Raiane Silva, com 297.10 pontos, ficou na quinta colocação. Aninha e Raiane disputaram juntas o trampolim de três metros sincronizados, na primeira etapa, em que não realizaram todos os saltos.

– A prova foi boa, consegui me concentrar bem e fiz meu melhor. Ontem aconteceu um erro e isto me fez manter mais o foco e acho que me ajudou bastante. Me sinto um pouco mais responsável em fazer melhor, por já ter tido esta experiencia, para poder sempre melhorar. Hoje me sinto mais experiente e mesmo animada com a medalha sei que não posso perder o foco – comentou Anna Lucia, que disputa na Colômbia seu segundo sul-americano júnior.

– Hoje a prova foi muito boa, gostei bastante das minhas saídas. Me concentrei muito para buscar esse primeiro lugar. Eu já comecei com o pé direito, estava feliz com a primeira medalha e hoje vim mais inspirado. Sei que posso melhorar, mas estou indo muito bem – comentou Kawan Pereira.

– Estou muito feliz, porque este ano eu consegui uma pontuação melhor, com esta série. Acho que foi muito bem e estou ganhando experiência. São duas vezes no sul-americano júnior, duas medalhas, e agora quero ainda mais – analisou Luis Felipe, que com 14 anos, tem idade para saltar na próxima competição, em 2019.

Na terceira prova da tarde do Sul-Americano Júnior, Isaac Souza Filho, o atleta mais experiente da equipe, protagonizou umas a mais emocionante prova do torneio. Com 485.10 pontos, Isaac ficou a 85 décimos do primeiro lugar, no trampolim de um metro (Grupo A). Em primeiro ficou Daniel Restrepo, da Colômbia, que somou 485.95.  Isaac ficou com a medalha de prata, sua segunda na competição, em duas provas disputadas.

– Foi um dia bem feliz pra mim, não esperava tanto dessa prova. Minha obrigatória (saltos) foi para 8,5 9, e na livre dei uma escorregadinha, mas tudo bem. A cada prova que acontece a gente vai entrando mais tranquilo, no clima ideal. Amanhã venho para os três metros, trampolim, mais relaxado, mas vou em busca de mais uma medalha – analisou Isaac Souza Filho, que junto com Kawan Pereira, levaram a prata no Trampolim de três metros sincronizado, no primeiro dia.

Rebeca Maria Santana, na última prova da etapa, garantiu mais uma medalha para o país, em sua estreia no Sul-Americano Júnior. Rebeca conquistou a terceira posição no trampolim de três metros, grupo B, com 331.50 pontos. A vitória ficou com Stefanie Madrigal, da Colômbia (350.65), e a parta com Paola Zambrano, da Venezuela (335.10).

– Gostei bastante, consegui colocar em prática tudo que tínhamos treinado. Foi uma prova muito. É muito gratificante chegar aqui e subir ao pódio.  É saber que a gente treina forte durante anos e anos para poder chegar lá. Agora quero terminar bem a competição, continuar treinando forte para as próximas competições e seleções  – comentou Rebeca que fez sua estreia internacional com os saltos ornamentais, depois de chegar a defender a seleção brasileira de ginastica acrobática, em um mundial da modalidade.

Com apenas 14 anos de idade, Rebeca começou a praticar saltos ornamentais em 2014, na UNB e faz parte do projeto “Saltando Para o Futuro”.

 

Resultados
Trampolim 1 metro – Feminino – Grupo A 

1) Anna Lucia dos Santos – Brasil – 259.20
2) Daniela Correa – Colômbia – 334.60
3) Elizabeth Noguera – Venezuela – 330.255) Raiane da Silva – Brasil – 297.10

Trampolim 3 metros – Masculino – Grupo B
1) Kawan Pereira – Brasil – 444.60
2) Jean Hoyos – Colômbia – 431.95
3) Luis Felipe Moura – Brasil – 426.30

Trampolim 1 metro – Masculino – Grupo A
1) Daniel Restrepo – Colômbia – 485.95
2) Isaac Souza Filho – Brasil – 485.10
3) Oscar Briceno – Venezuela – 447.10

Trampolim 3 metros – Feminino – Grupo B

1) Stefanie Madriga – Colômbia – 350.65
2) Paola Zambrano – Venezuela – 335.10
3) Rebeca de Santana – Brasil – 331.50

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Saltos Ornamentais