A Super Rugby Américas, a “Libertadores” da modalidade, teve seu começo adiado por força maior. O confronto entre Cobras, do Brasil, e o Dogos, da Argentina, em Córdoba, aconteceria nesta sexta-feira (20), mas mudou de data. Com intuito de garantir segurança e o bem-estar dos atletas, os times se deslocam ao município do jogo no dia anterior, mas, por causa de uma greve, a equipe brasileira não pode viajar e a remarcação se deu pela impossibilidade de conseguir voos para a delegação nos prazos necessários para garantir a partida. Sendo assim, o encontro ocorrerá na segunda-feira (23), às 20h.
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
- NBB 2026/27 define tabela do 1ª turno completa do torneio nacional
- Brasil perde para o México nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027
- Brasil entra forte na disputa da fase de grupos do Mundial de Bocha
- O que faz um profissional de Educação Física? Veja onde ele atua
SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Estreia contra atual vice-campeão
A comissão técnica do Cobras é liderada pelo neozelandês Josh Reeves, que já atuou como jogador no Brasil. Entre os integrantes está o sul-africano Rosko Specman, bicampeão mundial de rugby sevens e medalhista olímpico de bronze em duas oportunidades. Ele exercerá função dupla como atleta e auxiliar técnico. A estreia da temporada da “Libertadores” será em Córdoba, na Argentina, contra o Dogos, atual vice-campeão do torneio. Já o primeiro compromisso como mandante acontecerá em 8 de março, diante do Yacare XV, do Paraguai, no estádio do Nacional, em São Paulo.
O grupo é formado por 40 atletas, sendo 31 brasileiros, quatro argentinos e cinco sul-africanos. A única baixa é o sul-africano Kegan Smit, afastado por lesão. Rodolfo Martins, terceira linha que atuou pela equipe em 2025, acabou sendo integrado ao elenco. Após terminar em sétimo em 2025, os Cobras miram melhora na nova edição. “Os Cobras são a base da seleção brasileira. No primeiro semestre, os atletas que almejam uma vaga nos Tupis jogam o Super Rugby Américas pelos Cobras. No segundo semestre, a seleção disputa seus jogos, contando também com brasileiros que atuam no exterior”, disse Josh Reeves.
Super Rugby Américas 2026 – 1ª rodada
- 20/02 – 21h00 Tarucas (ARG) x Selknam (CHL) – Disney+
- 21/02 – 18h30 – Yacare XV (PAR) x Pampas (ARG) – Disney+
- 21/02 – 20h30 – Capibaras (ARG) x Peñarol (URU) – Disney+
- 23/02 – 20h00 – Dogos (ARG) x Cobras (BRA) – ESPN4 e Disney+
Lista de campeões do Super Rugby Américas
- 2021 – Jaguares XV (Argentina);
- 2022 – Peñarol (Uruguai);
- 2023 – Peñarol (Uruguai)
- 2024 – Dogos XV (Argentina)
- 2025 – Peñarol (Uruguai)