Siga o OTD

Rúgbi

Raquel Kochhann marca em retorno após tratamento de câncer

Depois de quase dois anos tratando de um câncer, Raquel Kochhann retorna ao Circuito Mundial e marca dois pontos

Raquel Kochhann representando as Yaras no Circuito Mundial de rúgbi sevens em Perth
(Foto: Mike Lee/World Rugby)

As Yaras, a seleção brasileira de rúgbi sevens feminino, iniciaram sua participação na terceira etapa do Circuito Mundial da modalidade, em Perth, na Austrália, na manhã desta sexta-feira (26). Apesar de ter perdido para Fiji (40 a 15) e para a França (31 a 14), o dia ficou marcado pelo retorno de Raquel Kochhann à equipe, depois de quase dois anos de ausência para um tratamento de câncer de mama. A experiente jogadora entrou em campo e ainda marcou dois pontos no duelo contra as europeias.

Com duas Olimpíadas no currículo, Raquel havia atuado pela última vez com a camisa da seleção brasileira em maio de 2022, quando a equipe perdeu para a Inglaterra na etapa de Toulouse do Circuito Mundial. Naquela ocasião, ela sofreu uma lesão no joelho e teve que passar por cirurgia. Durante o processo, descobriu um câncer de mama e, então, precisou realizar tratamento com quimioterapia, o que a deixou afastada das competições, ainda que estivesse treinando com as companheiras de grupo.

“Eu sempre quis ser atleta e o ambiente e a energia do nosso grupo me fazem bem, o que foi essencial para manter a força mental para seguir em frente”, comentou a gaúcha de 31 anos logo após a convocação para esta etapa. “É uma grande conquista estar de volta ao time principal e a uma etapa de Circuito Mundial. Eu quero jogar novamente uma Olimpíada e estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo que torceu por mim e mandou as energias positivas”, completou.

Pontos marcados

Raquel Kochhann entrou em campo em Perth, o que foi motivo de muita emoção e, além disso, também marcou dois pontos. Ela realizou uma conversão de dois pontos no duelo contra a França, que aconteceu já no final do dia. Durante o jogo, as Yaras chegaram a ir para o intervalo perdendo por 12 a 7, mas acabaram derrotadas por 31 a 14. Thalia Costa anotou os dois tries brasileiros desta partida, enquanto Luiza Campos realizou a outra conversão.

Antes de encarar a França, que é a atual vice-campeã olímpica, Raquel e companhia já haviam atuado na partida contra Fiji, medalhista de bronze em Tóquio-2020. O Brasil também saiu derrotado, desta vez por 40 a 15. A equipe saiu perdendo por 33 a 0, mas conseguiu diminuir a desvantagem no segundo tempo, com tries de Rafaela Zanellato, Thalia Costa e Yasmim Soares. França e Fiji, assim como o Brasil, já estão assegurados na Olimpíada de Paris-2024.

Com as derrotas, o Brasil aparece em terceiro lugar no grupo B da etapa de Perth do Circuito Mundial de rúgbi sevens. A equipe enfrentará a Espanha, que também tem dois tropeços, nesta sexta-feira (26), às 23h (horário de Brasília), no encerramento da primeira fase. Em caso de vitória, as Yaras poderão se classificar para as quartas de final. A competição reúne 12 equipes, que se dividem em três grupos de quatro. As duas melhores de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam de fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Rúgbi