Siga o OTD

Rúgbi

Tupis 7s garantem vaga na divisão de acesso do Circuito Mundial

Tupis fecham 2022 com vaga no Pan-Americano e na divisão de acesso do Circuito Mundial de Rugby Sevens.

Tupis 7s são bronze no Sul-Americano e vão disputar o Circuito Mundial Rugby Sevens
Foto: Divulgação Brasil Rugby

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens atingiu seus objetivos na temporada 2022 ao garantir classificação para os dois principais evento de 2023. A primeira, os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e, a segunda, o World Challenger, 2ª divisão do Circuito Mundial da modalidade. Neste fim de semana (26 e 27), os Tupis foram a San José, na Costa Rica, para encararem o Sul-Americano e terminaram o torneio com o terceiro lugar.

+Marcus D’Almeida é campeão pan-americano de tiro com arco

Os jogos do último sábado (26), valeram a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o Brasil fez sua parte. Vitória sobre o Paraguai na decisão por 14 a 5, ademias também venceu o time da casa por expressivos 54 a 0.

“Objetivo cumprido: vagas para o Pan e para o Challenger conquistadas! Foi um campeonato muito duro, no qual erramos, acertamos e fomos construindo nossa equipe. O apoio de todos foi fundamental”, assim falou Douglas Rauth, um dos destaques da campanha brasileira.

Semifinal

Dessa forma, com a primeira meta alcançada, o Brasil se preparou para o domingo de mata-mata da competição continental. Contra a Argentina, pela semifinal, os Tupis fizeram uma partida épica. Com tries de Rauth, Nego e Muller, o Brasil abriu 21 a 0 sobre os Pumas, mas viu o rival virar o placar no segundo tempo para 26 a 21.

Na última bola, os Tupis garantiram o try do empate com o jovem Cafu, que jogou neste ano o Sul-Americano Juvenil e se provou revelação importante. Contudo, o chute da conversão que daria a vitória não entrou e a partida foi para a prorrogação com ponto de ouro. Por fim, o Brasil acabou desperdiçando chute de penal e teve um cartão amarelo, dando espaço para o try argentino da vitória: 31 a 26.

Tupis em busca do bronze

Os Tupis não se abalaram e foram para o jogo final contra o Paraguai, valendo a vaga no Challenger. Com isso, o Brasil foi superior todo o tempo e não teve a vitória colocada em risco em momento algum. Assim, os Tries de Varejão e Felipe Sancery abriram 12 a 0. Contudo, os paraguaios chegaram a reduzir antes do intervalo, quando os Tupis jogavam com seis atletas após cartão amarelo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Porém, já recomposto, o Brasil aumentou o ritmo no segundo tempo e chegou a novo try com Rauth, recebendo lindo offload de Nego. Depois, o Paraguai acusou o golpe e Lucas Muller e Varejão correram para os tries da que fecharam a vitória brasileira, com os Yacarés marcando um último try de honra no lance final. Placar terminou em 29 a 12 e vitória brasileira para assegurar a medalha de bronze do Sul-Americano de Rugby Sevens.

Mais em Rúgbi