Siga o OTD

Rúgbi

Super 12 e Brasileiro Feminino marcam retorno do Rúgbi XV

Após hiato de dois anos devido à pandemia, competições do Rúgbi XV voltam a ocorrer

Foto: Divulgação CBRu

Depois de dois anos marcados pelas restrições da pandemia, o rúgbi XV de clubes volta à ativa no país com um dos seus principais torneios, o Super 12, e com a primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino da modalidade.

“A volta das competições de clubes é fundamental para o desenvolvimento de nossa modalidade. Também estamos orgulhosos de viabilizar o primeiro torneio nacional de XV para as mulheres, abrangendo as categorias adulta e juvenil. Uma iniciativa que vai ao encontro das diretrizes da World Rugby de impulsionar ainda mais o rugby feminino de XV no mundo”, destaca Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Organizado pela CBRu, o Super 12 reúne agremiações das regiões sul e sudeste. Na última edição, em 2019, o campeão foi a equipe de São José.

A próxima rodada, que ocorre amanhã (30), às 15 horas, terá dois confrontos sulistas: os paranaenses Curitiba x Pé Vermelho, em Curitiba, e os gaúchos Farrapos x Charrua, em Porto Alegre. Já no dia 7 de maio, será a vez de seis times paulistas se enfrentarem: SPAC x São José, Jacareí x Poli e Tornados x Pasteur.

Na primeira rodada, pela região sudeste, no início de abril, o Pasteur bateu o Jacareí por 27 a 15, a Poli venceu o SPAC por 36 a 7 e o São José superou o Tornados por 69 a 19.

A vez das mulheres

Organizado também pela CBRu, o inédito Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV reúne cerca de 500 atletas das categorias juvenil (M21 ou Sub-21) e adulta. A tão aguardada competição já teve duas etapas realizadas etapas entre as seleções regionais do sul, sudeste e centro-oeste. A primeira ocorreu no dia 19 de março e a segunda em 9 de abril.

A terceira etapa, que ocorrerá no dia 21 de maio, terá mais 18 partidas entre Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo Vale (do Paraíba), Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Centro-Oeste, São Paulo Capital e São Paulo Interior. Os jogos serão realizados nas cidades de Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP).

As semifinais, marcadas para o dia 11 de junho, serão formadas pelas primeiras colocadas de cada um dos três grupos e a melhor segunda colocada. A grande final será realizada no dia 25 de junho. A definição dos locais das semifinais e da final dependerá das seleções regionais classificadas.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Rúgbi