Siga o OTD

Rúgbi

CBRu aumenta número de torneios masculinos e femininos em 2023

Decisão pelo aumento de competições em 2023 da CBRu viabiliza participação de clubes e atletasde rugby adulto e juvenil das cinco regiões

CBRu aumenta número de competições em 2023
Crédito: Fotojump / CBRu

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) detalhou no início deste mês as novidades referentes aos torneios nacionais para a temporada de 2023. As mudanças tornaram os calendários masculino e feminino mais extensos, aumentando o número de partidas e competições e abrindo oportunidades para equipes das cinco regiões do país.

Feminino

O principal destaque do novo calendário nacional do rugby feminino em 2023, anunciado pela Confederação Brasileira de Rugby na semana passada, é a ampliação dos eventos de sevens e a disputa inédita dos Torneios de Seleções Regionais de XV (adulto e M20), no período de março a junho.

O calendário da modalidade olímpica de sete acontecerá de junho a dezembro. A CBRu apresenta um novo torneio para integrar 24 clubes e atletas de todas as regiões. O Brasil Sevens será realizado em duas fases: qualificatórios regionais em junho e finais em novembro.

A Confederação também realizará o tradicional Circuito Nacional Super Sevens (1ª e 2ª divisões e juvenil), com um total de até oito clubes participantes em cada divisão.

Por fim, a Copa Cultura Inglesa incentivará a base de sevens em todo o território nacional. Antes de anunciar a forma da disputa do torneio, a CBRu está estudando junto às federações e clubes os modelos e faixas etárias que atendam da melhor maneira o desenvolvimento das categorias juvenis.

-Cerimônia de encerramento ‘passa bastão’ a Paris, exaltando atletas e esperança

Masculino

No rugby XV masculino, as disputas ocorrem entre março e outubro, com espaço para que também sejam realizadas competições estaduais ou regionais intercaladas. Serão oito competições: Super 12 (1ª e 2ª divisões), Torneio de Acesso, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Troféu Desafio e Torneios de Seleções Regionais (adulto e M18/M21). 

No masculino sevens, a CBRu realizará duas competições nacionais em novembro e dezembro. As federações, porém, terão a liberdade de organizar torneios ao longo do ano, conforme a necessidade.

Crédito: Fotojump / CBRu

A competição adulta será o ‘Brasil Sevens’, composto por 16 times divididos em quatro grupos. A base será contemplada com a Copa Cultura Inglesa de Sevens, cujo formato ainda será divulgado. A CBRu está estudando junto às federações e clubes os modelos e faixas etárias que atendam da melhor maneira o desenvolvimento das categorias de base em todo território nacional.

Calendário de 2022 sem novidades

Devido às restrições da pandemia de Covid-19, a CBRu decidiu cancelar as competições nacionais de clubes de XV em 2021. A medida visou resguardar a saúde dos atletas e profissionais envolvidos nos eventos. A definição foi tomada junto à Comissão Médica, que apontou os riscos por conta do ainda alto número de casos da doença no país, além das diferentes realidades em cada região.

Foram levados em consideração diversos fatores como os deslocamentos aos quais as equipes seriam submetidas, o número total de pessoas imunizadas na população brasileira e o contato durante as partidas realizadas. Não seria possível organizar os eventos em um sistema permanente de bolha sanitária, já que seriam necessários milhares de testes e as centenas de atletas teriam que ser acomodadas em hotéis separados, comprometendo o orçamento para os torneios que provém de Leis de Incentivo ao Esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em relação aos torneios de rugby sevens, que valem o pleito para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, a CBRu seguirá avaliando a evolução da pandemia e condições sanitárias dos estados nos próximos meses. Caso exista a possibilidade de realização em uma data única em dezembro, mediante os protocolos exigidos e preparação das equipes com tempo hábil indicado, comunicaremos a programação aos clubes e atletas.

Público

Com o calendário reagendado sem novidades para 2022, o público poderá acompanhar sete torneios: quatro de XV (Super 12 Masculino e os Torneios de Seleções Regionais Masculino, Feminino e Juvenil) e três de sevens (Super 7s Feminino, Brasileiro de 7s Masculino e Copa Cultura Inglesa Juvenil).

Assim, clubes e federações terão condições de realizar um retorno adequado aos treinamentos. A área de preparação física da CBRu entende que é necessário de dois a três meses de treinamento para que um atleta se prepare de forma ideal para participar de um torneio.

Mais em Rúgbi