Siga o OTD

Rúgbi

Uruguai vence o Brasil na 1º rodada do Torneio 4 Nações

No fechamento da rodada, a seleção brasileira teve um bom primeiro tempo, mas cai fisicamente no segundo, toma a virada e perde de 25 a 17

Brasil x Uruguai - Torneio Quatro Nações de Rúgbi
Seleção Brasileira perde para o Uruguai na estreia do Torneio 4 Nações (Twitter/ sudamericarugby)

Pela primeira rodada do Torneio 4 Nações de Rúgbi de 2020, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, por 25 a 17. Na noite deste sábado (17), a competição, que é disputada em solo uruguaio, marcou a volta da modalidade no continente após a pandemia.

A segunda rodada acontece nesta quarta-feira (21), quando o Brasil terá pela frente a Argentina, às 17h. Já o Uruguai terá o Chile pela frente, na mesma data.

O jogo

No primeiro tempo de partida, o Brasil foi superior. Conseguindo mais volume de jogo no ataque e defendendo bem, a equipe aproveitou as oportunidades que teve e chegou a abrir 9 a 0 no placar, em três chutes de Moisés.

Entretanto, por conta do excesso de penais cometidos pela seleção brasileira, o Uruguai conseguiu chegar no jogo, principalmente na segunda metade e equilibrou o duelo também usando os chutes. Com isso, com Moisés acertando mais um e com os uruguaios acertando todas as tentativas, o Brasil foi para o intervalo vencendo por 12 a 9.

+ Pepê Gonçalves conquista ouro e bronze na Copa do Mundo

Segundo tempo

Na abertura da segunda etapa, o Uruguai veio com tudo e logo nos primeiros minutos empatou o duelo com um acerto de Favaro, fazendo 12 a 12. Na sequência, os uruguaios seguiram pressionando a seleção brasileira e, em pouco mais quatro minutos, acertaram mais dois chutes, fazendo 18 a 12.

Brasil x Uruguai - Torneio 4 Nações de Rúgbi
Duelo marcou a volta das competições no continente (Twitter/ sudamericarugby)

Seis pontos atrás do placar, o Brasil foi para o ataque e conseguiu o primeiro try do jogo. Em jogada pela ponta direita do campo, Yan foi ao fundo e anotou para a seleção brasileira. Como Moisés não conseguiu aproveitar o chute, a diferença no marcador caiu para 18 a 17.

Depois da pontuação brasileira, o Uruguai cresceu no ataque e depois de perder um chute pela primeira vez na partida anotou seu try. Após um lateral, os uruguaios conseguiram desenvolver seu ataque e marcaram com Pujadas, fazendo 25 a 17 no marcador. Nos minutos finais, os uruguaios controlaram o ritmo, mantiveram a vantagem e saíram com a vitória.

O Torneio 4 Nações

Não previsto originalmente no calendário de 2020, o Torneio quatro nações foi confirmado recentemente pela Suldamérica Rúgbi por conta da pandemia do coronavírus. Por conta disso, a competição não limita quantidade de substituição de atletas e não vale pontos para o ranking mundial.

Na montagem do calendário do ano, estava prevista a realização do Americas Rugby Championship, entretanto, como a Covid-19 cancelou a competição, a confederação do continente reformulou e trouxe o Torneio 4 Nações novamente para que Brasil, Uruguai, Chile e Argentina tivessem calendário em 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Neste ano, todas as etapas da competição serão disputadas no Uruguai, melhor país dos quatro participantes no combate ao coronavírus. As partidas acontecerão nos dias 17, 21 e 25 de outubro, com todos enfrentando todos.

A vitória dá quatro pontos para a seleção, o empate faz com que cada uma das equipes some dois pontos na classificação e os times derrotados não pontuam.

Além disso, se a seleção marcar na partida pelo menos quatro tries, soma um ponto extra. Da mesma forma, se a derrota acontecer por menos de sete pontos, que é considerada uma posse de bola, o time perdedor também soma um ponto.

Mais em Rúgbi