Siga o OTD

Atletismo

Brasil fatura seis ouros no atletismo do Sula da Juventude

Com direito a dobradinha, Brasil fatura seis ouros no segundo dia do atletismo nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Pamela Santana e Natalia Campregher fizeram dobradinha nos 100m com barreiras em Rosario 2022
Pamela Santana e Natalia Campregher fizeram dobradinha nos 100m com barreiras (Foto: Beto Noval/COB)

O Brasil conquistou oito medalhas nesta sexta-feira (06), no segundo dia de disputas do atletismo nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022. Foram seis ouros, uma prata e um bronze, com direito a uma dobradinha. O destaque do dia ficou com Paulo Henrique da Silva, que se recuperou de uma lesão sofrida no dia anterior para levar o ouro nos 110m com barreiras.

+ SAIBA TUDO SOBRE ROSARIO 2022

Paulo Henrique da Silva sagrou-se campeão dos 110m com barreiras com o tempo de 13.82. Ele havia feito o melhor tempo da eliminatória no dia anterior, mas sua participação na final era incerta, já que não conseguiu completar os 100m rasos na quinta-feira, após sentir uma lesão. O brasileiro não só se recuperou como ainda venceu e estabeleceu o novo recorde da competição.

“Essa medalha é muito importante pelo que aconteceu na final dos 100m. Não consegui concluir a prova porque senti uma lesão atrás do joelho. Quero muito agradecer aos fisioterapeutas do COB, que cuidaram de mim. Mesmo com um pouco de dor consegui vencer a prova. Acho que é um resultado de extrema importância por todas as circunstâncias. Vim para a prova com mais garra ainda”, afirmou Paulo Henrique da Silva.

Paulo Henrique da Silva venceu os 110m com barreiras em Rosario 2022
Paulo Henrique da Silva venceu os 110m com barreiras com novo recorde pessoal (Foto: Beto Noval/COB)

A marca, 13.72, além de ser recorde do campeonato e pessoal de Paulo, é ainda a 51ª melhor marca do mundo nos 110m com barreiras este ano e a melhor entre atletas sub-20. A segunda colocação da prova em Rosario 2022 ficou com o paraguaio Fabrizio Jara, com 14.12. O equatoriano Joe Quintero completou o pódio, com 14.25.

Mulheres de ouro

O Brasil conseguiu sua primeira dobradinha no atletismo nos 100m com barreiras. Pamela Santana faturou a medalha de ouro, marcando 13.67, enquanto Natalia Campregher levou a prata, com 13.96. A chilena Catalina Arellano completou o pódio, marcando 13.97.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Camila Flach foi campeã de duas provas, com direito a novo recorde pessoal em ambas. Ela venceu o lançamento de disco com 44,12m e o arremesso de peso com 14,53m. “Estou bem treinada nas duas provas, mas acho que algum momento vou ter de optar. Estou imensamente feliz pelas medalhas de ouro e por ter melhorado meus resultados”, disse ela após as provas.

As outras duas medalhas de ouro do Brasil em Rosario 2022 foram conquistadas nos 400m. Júlia Ribeiro venceu a disputa feminina com 55.11, novo recorde pessoal e índice para o Mundial sub-20. Entre os meninos, Vinicius Galeno teve uma vitória tranquila, marcando 47.47 – novo recorde da competição -, dois segundos a frente do argentino Ignacio Cabrera (49.48).

Julia Ribeiro competiu nos 400m em Rosario 2022
Julia Ribeiro foi ouro nos 400m rasos com índice para o Mundial sub-20 (Foto: Beto Noval/COB)

A única medalha de bronze conquistada no dia veio com Emanuel Pereira de Sena, que completou os 10.000m da marcha atlética em 52:19:51. O colombiano Julian Andrés Carvajal levou o ouro, com 48:52:57, seguido pelo peruano Emanuel Apaza, com 50:12:48.

Chuva de pódios

Com os resultados desta sexta, o Brasil já soma sete ouros, duas pratas e dois bronzes no atletismo dos Jogos Sul-Americanos de Rosario 2022. No primeiro dia, Vanessa dos Santos foi ouro no salto em distância, Arthur Monteiro levou a prata no lançamento de dardo e Davi Santos ficou com o bronze no salto em distância.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo