Siga o OTD

Rosario 2022

Maria Vitória Paro leva o bronze na estreia da esgrima

Maria Vitória Paro, de 15 anos, leva bronze na espada feminina na abertura da esgrima nos Jogos Sula da Juventude

Maria Vitória Paro espada esgrima Rosario 2022
Maria Vitória Paro vibra com medalha na "miniolimpíada da América do Sul" (Foto: Beto Noval/COB)

O que começou em uma apresentação da esgrima numa escola de Promissão (SP) culminou com o bronze nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022 E não deve parar por aí. Aos 15 anos, Maria Vitória Paro subiu ao pódio na abertura das disputas individuais da espada no evento e angariou mais uma medalha para o Brasil nesta sexta-feira (6).

“Quando você para e pensa na dimensão que tem este campeonato, fica muito feliz. É uma miniolimpíada da América do Sul”, festejou a esgrimista que na fase de poule passou pela chilena Pía Cortes (4 a 3), sendo batida na sequência pela venezuelana Victoria Hidalgo (5 a 2) e pela paraguaia Janine Hanspach (5 a 4).

+ SAIBA TUDO SOBRE ROSARIO 2022

Classificada ao quadro de 8, Maria Vitória voltou a encarar a paraguaia Hanspach. Mas desta vez a história foi diferente, com a brasileira vencendo por 15 a 11 e avançando à semifinal. Lá, reencontrou a colombiana Victoria Hidalgo, que novamente foi superior em combate, vencendo por 15 a 8.

Como não há disputa em pista pela medalha de bronze, a representante do Time Brasil foi automaticamente promovida ao pódio da competição. “Foi muito gratificante. A gente treina muito, vem aqui, faz o que sabe e acaba no pódio”, simplificou a esgrimista.

Além de Maria Vitória Paro, a esgrima brasileira foi representada por Rafael Amorim nesta sexta, na espada masculina. Na fase de poule, foi superado pelo venezuelano Josue Rodriguez (3 a 5), pelo paraguaio Merardo Bernal (3 a 5) e pelo panamenho Isaac Dorati (4 a 5). Com a vitória sobre o argentino Jose Navajas (1 a 0), carimbou seu passaporte para o quadro de 16. Lá, desafiou o equatoriano Josue Veja e acabou superado em combate por 15 a 11.

Esgrima em Rosario 2022

A competição de esgrima dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022 prossegue neste sábado (7), com os combates individuais de florete masculino e feminino. As disputas acontecem no Pavilhão A, no Parque Único Suramericano, em La Rural.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o bronze de Maria Vitória Paro, o Brasil já tem 114 medalhas em Rosario 2022, sendo 54 ouros, 32 pratas e 28 bronzes. Nesta sexta, foram dez pódios: além da esgrima, houve oito conquistas no atletismo e uma no levantamento de peso.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Rosario 2022