Siga o OTD

Atletismo

Vanessa dos Santos leva ouro no salto em distância no Sulinha

Confirmando favoritismo, Vanessa dos Santos leva ouro no salto em distância em Rosario 2022

Vanessa dos Santos no salto em distância Rosario 2022
Vanessa dos Santos (William Lucas/COB)

A paulistana Vanessa dos Santos conquistou o ouro no salto em distância dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022 nesta quinta-feira (05). Ela saltou para 6,23m, com vento de +1,5m/s, e superou a concorrência de oito adversárias para faturar a primeira medalha dourada do atletismo do Brasil no evento. O país ainda faturou duas medalhas entre os homens, com Davi Felix e Arthur Monteiro.

Vanessa dos Santos teve seus seis saltos da final válidos. Ela começou com 5,07m, atingiu seu melhor na segunda rodada com 6,23m e marcou 5,97m na terceira tentativa. Na segunda metade da prova, ela seguiu rondando os seis metros, mas não melhorou, tendo 5,83m, 6,00m e 6,03m. A prata ficou com a chilena Matilde Florenzano, com 5,80m, enquanto o bronze foi para a argentina Victoria Zanolli.

+ Brasil passa das 100 medalhas em Rosario 2022

“Achei a prova boa, mas poderia ter ido melhor. Queria fazer o meu PB, mas não foi dessa vez. Mas consegui o lugar mais alto do pódio, a experiência, que vale e é bola para a frente e melhorar nas próximas”, disse a atleta. “É muito importante essa competição. Estou muito feliz. É muito legal, eu estou conhecendo atletas de outras modalidades”, acrescentou. 

Aos 16 anos de idade, Vanessa dos Santos vem de uma crescente de resultados. Há duas semanas, ela foi campeã brasileira sub-20 no salto em distância e nos 200m rasos, estabelecendo a melhor marca do mundo para atletas com menos de 18 anos no salto em distância, com 6,35m. Considerando todas as atletas adultas, este é o 54º melhor registro do mundo neste ano.

Arthur Monteiro também consegue boa marca

Arthur Monteiro prata lançamento de dardo Rosario 2022
Brasileiro Arthur Monteiro faturou a prata em Rosario 2022 (Foto: William Lucas/COB)

Arthur Monteiro levou a medalha de prata no lançamento de dardo com 63,75m. Ele estava na liderança até a última rodada, quando o colombiano Juan David Pastrana o ultrapassou com um lançamento apenas cinco centímetros mais longe, com 63,80m. De qualquer forma, a marca de Arthur foi seu recorde pessoal e é o terceiro melhor registro da temporada entre atletas sub-18 no mundo. O argentino Jenaro Aldaz faturou o bronze na prova, marcando 62,36m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já Davi Savio Felix levou o bronze no salto em distância masculino com 6,66m. Ele ficou atrás do equatoriano Roy Jair Ayovi, com 7,15m, marca que é top-10 do mundo na categoria. O venezuelano Ricado Suarez levou a prata, marcando 7,02m. Apenas cinco atletas estavam inscritos nesta prova.

Davi Savio Felix da Cruz Santos foi bronze no salto em distância em Rosario 2022
Davi Savio Felix da Cruz Santos, medalha de bronze no salto em distância (Foto: William Lucas/COB)

Outras finais

O Brasil esteve presente em outras finais neste primeiro dia de atletismo em Rosario 2022. Isabela Dantas ficou em quarto lugar no lançamento de dardo feminino, com 38,84m, mais de um metro atrás da medalhista de bronze. A argentina Anelis Korniejczuk levou o ouro, com 47,97m. Nos 1.500m feminino, Ana Valerio foi a sexta colocada, com 4:46.93. Vanessa Caisalitin, do Equador, foi a vencedora, com 4:33.44.

+ Com Vanessa dos Santos, Brasil já tem 48 ouros em Rosario 2022

Entre as provas de velocidade, Paulo Henrique da Silva ficou na oitava colocação da final dos 100m rasos. O argentino Tomas Mondino levou o ouro, com 10.48. O brasileiro Igor Silvestre foi eliminado nas eliminatórias após correr para 12.36. Na mesma distância, no feminino, nenhuma brasileira competiu e a chilena Antonia Muñoz levou o ouro, com 12.28.

Eliminatórias

Já nas provas eliminatórias, o Brasil garantiu mais três atletas nas finais. Nos 400m, Julia Rocha Ribeiro correu para 55.73 para fazer o melhor tempo geral, enquanto Luise Braga anotou 57.92 e também avançou. Outro que fez o melhor tempo da eliminatória foi Paulo Henrique da Silva, nos 110m, com 13.82.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo