Siga o OTD

Remo

Lucas Verthein estreia no Mundial de remo e quer vaga olímpica

Destaque da seleção brasileira em Belgrado, na Sérvia, Lucas tem primeira chance de carimbar passaporte rumo aos Jogos de Paris 2024

Na imagem, Lucas Verthein remando sua embarcação.
Lucas Verthein remando sua embarcação. Foto: Divulgação/ World Rowing

Neste domingo (3) começa o Campeonato Mundial de Remo em Belgrado, na Sérvia. Em suma, Lucas Verthein, principal nome do país na modalidade, tentará a vitória na competição e a vaga olímpica para Paris 2024. Será sua primeira chance que o brasileiro tem de carimbar o passaporte na prova do Single Skiff. Além disso, o campeonato terá duração até o próximo domingo, dia 10.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Único representante do Brasil no Remo nos Jogos de Tóquio, quando conquistou o melhor resultado do país em toda história olímpica (o 12º lugar), Lucas espera repetir a dose e escrever o nome Paris junto ao símbolo dos anéis olímpicos já tatuado no corpo. Então, o remador precisa terminar a competição entre os nove melhores para conquistar a vaga antecipada. Caso não ocorra, terá uma segunda oportunidade de classificação em março, no Pré-Olímpico do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, seu local de treinamento será palco onde todos os países da América Latina lutarão por cinco vagas no Single Skiff masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O objetivo agora é remar bem, dar o meu melhor, fazer uma boa primeira prova. E o principal é saber que estou num nível bem competitivo e que tudo é possível. Sonho muito em conquistar essa vaga. Não só conquistar, mas também fazer o melhor campeonato possível. Só tenho a agradecer por tudo que consegui viver até aqui, com tanto aprendizado e todo lastro de competições. Poder ter participado de duas das três etapas da Copa do Mundo aqui na Europa foi fundamental”, esclareceu Lucas.

Como será o Mundial

O Mundial que Lucas busca a vaga terá suas disputas no Lago Sava, no coração de Belgrado. Portanto, coroará campeões em 14 classes de barcos olímpicos, sendo sete para homens e sete para mulheres. Ademais, o lago tem três quilômetros de comprimento e cada regata no remo ocorre em uma distância de 2 km. As eliminatórias do Single Skiff já começam neste domingo.

Dessa forma, com um total de 48 países inscritos, as eliminatórias dividem-se em oito baterias de seis atletas, com os dois primeiros de cada uma avançando diretamente às quartas de final. Os demais ainda seguirão para uma repescagem na terça-feira. Neste sábado teve o sorteio dos chaveamentos, com Lucas Verthein na raia 4 da segunda bateria. O grande favorito, o alemão Oliver Zeidler, atual campeão mundial e vencedor das três etapas da Copa do Mundo deste ano está na bateria 3.

Por fim, quem quiser acompanhar a competição, basta acessar o site Campeonato, entrar na torcida e ficar de olho no desempenho de Lucas e seus adversários. Anteriormente, na última etapa da Copa do Mundo que disputou este ano, em Varese (ITA), Lucas fez seu melhor tempo na carreira (06’48”75) e terminou no Top 10, com o oitavo lugar geral.

*Com informações da SMG (Assessoria de Imprensa).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Remo