Siga o OTD

Remo

Confusão no Carioca de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas

Confusão marca regata final do Campeonato Carioca de Remo qna Lagoa Rodrigo de Freitas. Botafogo ficou com o título, mas Flamengo

Carioca de remo: equipe de oito com do Botafogo dentro do barco
Equipe de oito com do Botafogo no Carioca de Remo (Foto: Wallace Lima)

Um dos torneios esportivos mais tradicionais do Brasil, a 125ª edição do Campeonato Carioca de remo foi marcada por uma confusão na Lagoa Rodrigo de Freitas. Campeão da edição anterior em 2021, o Flamengo não cumpriu com o protocolo no final do torneio, onde a equipe deveria entregar o troféu para os atletas do Botafogo que foram os campeões neste domingo (16).

+ Flamengo e Fluminense vencem jogos de ida da semi do Carioca

O título alvinegro foi confirmado apenas na última regata da competição, na disputa do oito com. O Flamengo estava com apenas quatro pontos de vantagem antes da prova na classificação geral e quem ganhasse a prova final ficaria com o título estadual. O barco do Botafogo, com Lucas Verthein; Gabriel Soares; Uncas Tales Batista; Jean Marcelin; Pedro Henrique Alves; Renato Cezar Cataldo; Marcelo de Almeida; Diego Nazário e Ian Vitor Amâncio; acabou vencendo a prova, conquistando o título carioca para o time Estrela Solitária.

Litígio sobre o título

A taça do Campeonato Carioca deveria ter sido deixada pelo Flamengo na sede da federação estadual de remo para a entrega aos campões, mas a taça não apareceu na hora do pódio. O Flamengo alega que o campeonato não está definido, já que uma prova da quinta regata do torneio, no skiff duplo peso leve sub-23, está sub judice e que o seu resultado pode alterar o título estadual.

“A Federação não pode decretar um campeão estadual porque existe uma prova no tribunal sub judice que ainda precisa ser julgada. O processo está aberto há mais de 40 dias, desde o dia 5 de setembro, dia seguinte à 5ª regata”, afirmou o vice-presidente de remo do Flamengo, Raul Baggatini.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O pódio da competição acabou marcado por uma confusão entre representantes das duas agremiações. Um atleta do Flamengo chegou a agredir o pai de Unca Tales, membro do oito com alvinegro. “Lamentável o que aconteceu no fim quando era apenas para ser uma festa do Botafogo. Teve remador do Flamengo agredindo o pai de um atleta nosso. Pra que isso? Entende-se que uma derrota dói, ninguém gosta de perder, mas somos esportistas e estamos aqui para dar exemplo. Às vezes perdemos, como foi nas duas últimas edições, outras vezes ganhamos, como hoje e num passado bem recente. O que importa é que merecemos esse título e que as coisas voltaram ao seu curso normal nas águas da Lagoa”, declarou o atleta olímpico Lucas Verthein, remador do Botafogo.

Federação reconhece título para o Botafogo

Em comunicado oficial, a Federação de Remo do Rio de Janeiro (Frerj) lamentou a confusão após a final do Campeonato Carioca. Mas a entidade também reforçou que o Botafogo é o campeão estadual. Veja a nota abaixo:

No final, a taça do Campeonato Carioca de Remo foi entregue ao Botafogo. Os membros da equipe alvinegra desfilaram com o troféu no Estádio Olímpico Nilton Santos antes da partida do Brasileirão contra o Internacional.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Remo