Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva quatro ouros no primeiro dia de finais do Sul-Americano

No primeiro dia de competições no Rio de Janeiro, o Brasil faturou além dos 4 ouros, cinco pratas e três bronze, totalizando 12 pódios

Na imagem, Cláudia Santos, remadora do Brasil que garantiu a primeira conquista no Sul-Americano de Remo.
Cláudia Santos, remadora do Brasil que garantiu a primeira conquista no Sul-Americano de Remo. Foto: Satiro Sodré/ CBR

Um dia de grandes conquistas para o remo brasileiro. Assim pode ser definida a participação dos atletas do país nas primeiras finais do Campeonato Sul-americano. A competição ocorre na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Das 14 regatas disputadas nesta terça-feira (19), o Brasil foi ao pódio em 12. Dessa forma, o país levou quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Logo na abertura da programação, Cláudia Santos já garantiu a primeira vitória brasileira. Competindo na categoria PR1 Single Skiff, a atleta completou os dois mil metros de distância em 11min39s94 para vencer a prova.

“Estou muito feliz por ter vencido logo na minha estreia em Campeonatos Sul-americanos. Fiz o meu melhor e sigo a preparação para Paris 2024, onde quero disputar a Final A. Será a minha quinta e última edição de Jogos Paralímpicos”, afirma a atleta.

Já a última vitória do dia entre adultos veio com Diana Oliveira e Jairo Klug, na classe mista PR3 Double Skiff, destinada a remadores com mobilidade nas pernas, troncos e braços. Os bicampeões mundiais completaram a distância em 07min53s70, com impressionantes 57 segundos de vantagem para os mexicanos, segundos colocados.

“Viemos para nos testar no Sul-americano, encarar uma situação mais adversa, já que a nossa meta é conquistar a vaga olímpica. Competimos hoje na nossa melhor forma possível, pensando sempre em buscar o melhor tempo aqui na raia”, explicou Diana Oliveira.

Ouro para os mais jovens

Novos ouros para o país vieram na categoria júnior. Desse modo, com Bernardo Barreto, no Single Skiff (7min35s63), e a dupla formada por Brenda Freitas e Jennifer Silva (7min35s48), o Brasil garantiu mais dois.

“Apesar de termos largado um pouco atrás das chilenas, conseguimos usar a nossa união, nossa sabedoria da prova e tudo que o nosso treinador (o uruguaio Ruben Scarpati) nos mostrou sobre o que poderia ser feito para vencer”, analisou Jeniffer Silva.

“As pessoas de comunidade veem no esporte uma oportunidade de mudar de vida e ajudar a família. Dedico essa medalha aos meus pais, que estavam aqui assistindo, e sempre me incentivaram a praticar esporte”, afirmou Bernardo. O remador tem 18 anos, está há quatro no remo e mora no Pavão-Pavãozinho, comunidade de Copacabana.

Outros resultados para o Brasil

Nas demais provas, o Brasil conquistou a prata no Dois Sem Feminino, com Lara Pizarro e Mariana Macedo; no Dois Sem Júnior Masculino, com Ian Darolt e Francisco Evaldt; no Dois Sem Júnior Feminino, com Isabela Miranda e Beatriz Vilela; no Quatro Sem Masculino e no Oito com Masculino. Já as três medalhas de bronze vieram no Dois Sem Masculino, com Fábio Moreira e Matheus Souza; no Four Skiff Júnior Masculino; e no Four Skiff Júnior Feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cabe destacar ainda que, no quadro geral de medalhas, o Brasil aparece com três medalhas a mais. Isso porque a Confederação Sul-americana de Remo (CSAR) contabiliza os resultados do Pré-olímpico continental, que terminou com as vitórias de Beatriz Tavares e Lucas Verthein, além do terceiro lugar da dupla Piedro Tuchtenhagen e Evaldo Becker.

Então, nesta quarta-feira, 20, ocorrem as últimas provas do Sul-americano de Remo. As competições têm início às 8h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da NSports.

*Com informações da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia