O brasileiro Lucas Verthein não se classificou para a final da primeira etapa da Copa do Mundo de remo por muito pouco. Ele ficou em quarto lugar em sua bateria semifinal do skiff simples masculino, neste sábado (13), a apenas 19 centésimos do terceiro e último atleta a ir para a decisão. Com isso, o botafoguense terá que disputar a final B do evento que acontece em Varese, na Itália.
- Centro de Treinamento Olímpico de Escalada pega fogo
- Paulistano x Bauru Basket – Playoffs do NBB: onde assistir
- Quatro atletas alcançam índice para o Mundial nos 400m livre
- Cruzeiro vence Praia Clube sai na frente na semifinal
- Sesi Bauru x Praia Clube na semi da Superliga: onde assistir
Depois de passar por duas fases preliminares na véspera, Lucas Verthein competiu na segunda bateria da semifinal, junto com outros cinco atletas. Ele ficou para trás na primeira metade da prova e chegou a figurar na quinta colocação na altura de 1.500m. O brasileiro cresceu nos 500 metros finais e cortou a diferença para os demais concorrentes, mas não conseguiu entrar no top-3.
Lucas precisava chegar entre os três primeiros colocados para se garantir na final A. Na altura dos 1.500m, ele estava 4s08 atrás do croata Damir Martin, primeiro colocado, e 3s14 do terceiro colocado, o italiano Davide Mumolo. O brasileiro itensificou a remada na reta final e completou os 2.000m com 6min53s96, 2s03 atrás de Martin e a 0s19 do belga Tim Brys, que terminou em terceiro.
O curioso é que o tempo feito por Lucas lhe daria a segunda colocação na primeira semifinal, que teve o alemão Oliver Zeidler, tricampeão mundial, como vencedor, com 6min52s93. Como ficou em quarto lugar em sua bateria, o brasileiro terá que disputar a final B da Copa do Mundo, que define o posicionamento do 7º ao 12º lugar. O evento ocorrerá neste domingo (14), às 05h (horário de Brasília).
De olho em Paris
Vale destacar que Lucas Verthein já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O carioca de 25 anos garantiu sua vaga ao vencer o Pré-Olímpico de remo, há um mês. Ele fará sua segunda participação olímpica, uma vez que esteve em Tóquio-2020 e terminou em 12º lugar na ocasião. Lucas foi campeão pan-americano no skiff simples em Santiago-2023.