Siga o OTD

Pequim 2022

Ucrânia conquista metade das medalhas no parabiatlo

Atletas da Ucrânia conquistam metade das medalhas no segundo dia do parabiatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Atletas Ucrânia Parabiatlo Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Oleksandra Kononova, prata, e Iryna Bui, ouro, comemoram medalhas da Ucrânia no parabiatlo (Michael Steele/Getty Images)

Em meio à guerra e à incerteza de participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, os atletas ucranianos seguem demonstrando sua força. O país conquistou metade das medalhas distribuídas na prova de média distância (10km) do parabiatlo. A disputa foi realizada na madrugada dessa terça-feira, 8 de março.

Das 18 medalhas em jogo, a Ucrânia conquistou nove. O destaque ficou para as provas de Standing (amputados nos membros superiores) feminino e Visually Impaired (deficientes visuais) masculino. Em ambas o país varreu o pódio, conquistando ouro, prata e bronze.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Entre os homens, Vitaliy Lukyanenko conseguiu o segundo ouro no parabiatlo para deficientes visuais em Pequim com 34min12seg7 e nenhum tiro errado. Seus compatriotas Anatolii Kovalevskyi, com um tiro ruim, e Dmytro Suiarko, com dois tiros desperdiçados, ficaram com a prata e bronze, respectivamente.

O ouro feminino veio com Iryna Bui no Standing com 36min43seg1 e nenhum tiro errado – foi seu primeiro título paralímpico. As ucranianas Oleksandra Kononova e Liudmyla Liashenko conquistaram a prata e o bronze com dois tiros desperdiçados para cada.

China ganha um ouro no segundo dia do parabiatlo

Dominante no quadro de medalhas, a China ganhou apenas um ouro nessa madrugada. Liu Mengtao foi o campeão no Sitting masculino com 30min37seg7 e três tiros errados. O alemão Martin Fleig foi o segundo colocado e o ucraniano Taras Rad completou o pódio.

Ainda entre os homens no parabiatlo, o canadense Mark Arendz ganhou o ouro no Standing com 31min45seg2 e nenhum tiro desperdiçado. Grygorii Vovchynskyi conquistou mais uma prata para a Ucrânia e Alexandr Gerlits, do Cazaquistão, levou o bronze – primeira medalha do país nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre as mulheres, Leonie Maria Walter, da Alemanha, foi a campeã na disputa Visually Impaired com 40min56seg2 e nenhum tiro ruim. Oksana Shyshkova, da Ucrânia, ficou com a prata dessa vez e Wang Yue, da China, foi bronze.

Já na disputa do Sitting, dobradinha dos Estados Unidos. Kendall Gretsch foi a campeã com 33min12seg3 e um tiro desperdiçado. Oksana Masters ficou na segunda posição, enquanto que a alemã Anja Wicker completou o pódio.

Modalidade encerra disputa no dia 11

Resta apenas uma prova para o encerramento do Parabiatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. As três categorias realizam a disputa individual na madrugada de 10 para 11 de março, a partir das 23h do dia 10.

Nessa disputa, a categoria sitting percorre uma distância de 12,5km, enquanto que as outras categorias competem em 12km. Antes, porém, a maioria dos atletas participa da prova de Sprint do paraesqui cross-country, na madrugada de 8 para 9 de março.

Mais em Pequim 2022