Siga o OTD

Pequim 2022

Como atletas da Paraíba e de Rondônia chegaram até os Jogos

Robelson Lula e Cristian Ribera representam as regiões Norte e Nordeste do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Delegação tem, ainda, atletas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

Robelson Lula Pequim 2022 esqui cross-country paralímpico brasileiros Paraíba Rondônia
O paraibano Robelson Lula (Ale Cabral/CPB)

O Robelson Lula, nascido na Paraíba, e Cristian Ribera, de Rondônia, ambos do esqui cross-country, representam as regiões Norte e Nordeste do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim 2022. A delegação dos brasileiros na capital chinesa conta com seis atletas, os outros quatro são de São Paulo (2), Paraná e Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura será na manhã de sexta-feira (4), pelo horário de Brasília, e nesta quarta (3) será divulgado o nome do porta-bandeira do país.

Esta é a maior delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno, a terceira edição do evento em que o país compete. Em Sochi 2014 foram com dois atletas e em PyeongChang, quatro anos mais tarde, foram três. Além de ter dobrado a delegação, chama a atenção em Pequim 2022 a presença de representantes de estados cuja temperatura costumeiramente passam dos 30ºC. Os termômetros de Cerejeiras, no sul do estado de Rondônia, onde nasceu Cristian Ribera, registram nos últimos três dias 30°C de máxima. Em Juru, no sertão da Paraíba, de onde veio Robelson, tem previsão de 34°C na tarde desta terça-feira (1º). Já nas montanhas de Zhangjiakou, sede do esqui cross-country na Olimpíada, a temperatura caiu a -11°C.

Cristian Ribera Pequim 2022 esqui cross-country paralímpico brasileiros Paraíba Rondônia
Cristian Ribera (Ale Cabral/CPB)

+ Brasileiros do esqui cross-country ‘testam’ neve artificial na China

No bolso?

“Minha família lá na Paraíba pergunta bastante, pede para levar neve para eles lá, mas como eu levo neve para lá? Vai chegar tudo descongelado. Mas é muito orgulho para eles eu estar aqui hoje”, disse Robelson Lula, que há 12 anos vive em São Carlos, no interior paulista. “Para minha mãe acho que foi difícil entender, porque aos 13 anos eu fiz minha primeira viagem, quando fui para a Suécia e vi neve. Eu mal saía de São Paulo”, contou Ribera, que saiu de Cerejeiras, em Rondônia, aos três meses de vida e radicou-se com a família em Jundiaí, no interior paulista.

“Eu nasci com artrogripose, e, na época, os médicos falaram que só tinha tratamento em São Paulo ou nos Estados Unidos. A família toda se mudou para São Paulo, eu tinha apenas três meses. Tenho muito orgulho de ter nascido em Rondônia. Foi uma mudança drástica, minha mãe sempre batalhadora, a família toda, claro, mas minha mãe esteve um pouco mais comigo, e meu pai e meus irmãos tinham que trabalhar, foi uma batalha. Mas como já estamos bem e felizes em Jundiaí há 19 anos”, explicou Ribera.

Porta de entrada

Ambos começaram com o projeto de vivência do rollerski, da Confederação Brasileira de Desporto na Neve, no interior de São Paulo. Trata-se de uma modalidade alternativa na preparação dos atletas brasileiros de esqui cross-country. “Conheci o esporte em setembro de 2015, quando me falaram que haveria esta vivência em Jundiaí. A gente usa o rollerski, um equipamento com rodinhas, que simula a neve. Leva um tempo até se acostumar com as curvas e principalmente o frio, depois, mas é ótimo”, explicou Cristian Ribera. O rondoniense chega a Zhangjiakou vice-campeão Mundial no sprint do esqui cross-country e sexto no ranking mundial. Robelson é o 29º, terceiro melhor brasileiro na lista. Entre os dois está o paulista Guilherme Rocha, na 24ª colocação.

Cristian Ribera, Robelson Lula, Guilherme Rocha e os demais brasileiros estão instalados na Vila dos atletas em Zhangjiakou desde o sábado (26) iniciaram os treinamentos com esqui na arena de competição de Pequim 2022 no domingo (27) e diariamente testam o percurso. Na manhã chinesa desta terça, noite de segunda no Brasil, desembarcou o snowboarder gaúcho Andre Barbieri. A primeira prova dele será na noite brasileira de sábado (5).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ucrânia confirma participação

Em meio à invasão russa ao seu território, a Ucrânia confirmou nesta terça-feira que irá disputar os Jogos de Pequim 2022. A porta voz do comitê paralímpico da Ucrânia, Natalia Garach, disse, de acordo com o site Surto Olímpico, que a equipe ucraniana composta por 20 atletas irá se juntar e partir para o aeroporto em direção a Pequim. Ela acrescentou que eles não estão no país de origem, mas não revelou onde por motivos de segurança. A previsão é de que cheguem na capital chinesa na quarta-feira (2).

Mais em Pequim 2022