Siga o OTD

Pequim 2022

Brasileiros do esqui cross-country ‘testam’ neve artificial na China

Os cinco representantes do país no esqui cross-county fazem primeiros treinos nas montanhas de Zhangjiakou. Jogos Paralímpicos de Inverno começam na sexta-feira

esqui cross-country brasileiros neve artificial Pequim 2022
Brasileiros do esqui cross country treinaram na neve chinesa pela primeira vez (Ale Cabral/CPB)

Uma neve fina caiu na manhã chinesa de segunda-feira (28) sobre as montanhas de Zhangjiakou, cidade que vai receber o esqui cross-country e o snowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Poucas horas após, quando o céu já estava azul e sem nuvens, os cinco atletas brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o local onde representarão o Brasil no evento e também testar a neve artificial. A abertura será na manhã de sexta-feira (4), pelo horário de Brasília.

A neve fina que caiu na manhã de segunda-feira, noite de domingo (27) no Brasil, não foi suficiente para proporcionar uma pista em condições naturais. Sendo assim, as arenas chinesas, apesar das baixas temperaturas recorrentes nas montanhas onde ocorrerão as competições, terão neve artificial. O Comitê Organizador Local produziu toneladas para que não houvesse interrupção da competição por questões climáticas. Uma prática adotada desde os Jogos Olímpicos, realizados de 4 a 20 de fevereiro.

+ Atletas brasileiros entram na Vila Paralímpica dos Jogos de Pequim

“Por não ter nevado tanto, sabíamos que não mudaria a condição da neve, mas independentemente da forma, a equipe brasileira se preparou muito bem e tem tudo para fazer boas provas”, comentou Wesley Vinícius do Santos. “Treino muito forte, muito bacana. Estamos há três meses treinando em qualquer tipo de neve, preparados para qualquer situação”, acrescentou Guilherme Rocha. Foi o primeiro treino dos nossos representantes do esqui cross-country em seus sitting skis, nome em inglês para esqui sentado, uma cadeira adaptada com os dois esquis acoplados à base.

+ Guia do snowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Traçado ainda não definido

O traçado exato da prova só será definido após o dia 4 de março, antes das primeiras disputas, para reservar surpresa aos participantes. O pouco que conheceram no primeiro dia de treino já agradou aos esquiadores brasileiros. “Não é um percurso tão fácil, mas eu gostei. Nós já fizemos treinamento em vários tipos de neve, já conhecemos a neve artificial. A forma como o esqui se comporta é diferente, em relação à neve natural, mas conseguimos nos acostumar”, comentou Aline Rocha. “A pista é um pouco difícil, tem uma descida muito boa, que dá para descansar um pouco e pensar em fazer uma boa prova”, disse o rondoniense Cristian Ribera. Ao todo são cinco brasileiros na modalidade, Robelson Lula completa o quinteto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os atletas do cross country brasileiro retornam à pista na manhã (na China) desta terça-feira (1º), noite de segunda no Brasil. Nesta terça-feira também é aguardada a chegada do snowboarder gaúcho Andre Barbieri. Os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim 2022 serão realizados de 4 a 13 de março e a delegação brasileira é a maior da história. Esta é apenas a terceira edição em que a bandeira verde e amarela será carregada por um competidor do país em Jogos Paralímpicos de inverno. Até o próximo dia 3 será divulgado os nomes dos porta-bandeiras da cerimônia de abertura.

Mais em Pequim 2022