Siga o OTD

Pequim 2022

Jaqueline Mourão e Nicole Silveira falam sobre expectativas

Atletas vão colocar o Time Brasil pela primeira vez nas provas de sprint por equipes do esqui cross country e da modalidade de skeleton, respectivamente. Elas desembarcam na China essa semana

Jaqueline Mourão Nicole Silveira Pequim 2022 Jogos Olímpicos de Inverno
Jaqueline Mourão (esquerda) e Nicole Silveira (reprodução/Canal Olímpico Brasileiro)

Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, cuja Cerimônia de Abertura será na próxima terça-feira (4), no Ninho do Pássaro, e terá cobertura especial do Olimpíada todo Dia, serão marcados por algumas estreias estreias brasileiras. Jaqueline Mourão e Nicole Silveira serão responsáveis por alguns desses fatos inéditos. Ao todo, o Time Brasil será composto por onze atletas, com destaque para a seleção de bobsled. A Olimpíada de Inverno vai até o dia 20 de fevereiro.

Jaqueline Mourão, do esqui cross country, se tornará a recordista de participações em Jogos Olímpicos pelo Brasil. Ela chegará em Pequim 2022 à oitava edição, já que esteve em quatro Jogos de Inverno (Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e Pyeongchang 2018) e três de Verão (Atenas 2004, Pequim 2008 e Tóquio 2020). Além disso, Mourão vai disputar o sprint por equipes, ao lado de Bruna Moura, prova que terá a primeira participação do país. Já Nicole Silveira vai ser a responsável por promover o debut do Brasil na modalidade de skeleton. Ela é campeã da Copa América 2022 e Top 10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo da modalidade.

Sete meses

“Eu já tinha essa balança entre os dois Jogos, sempre a cada dois anos, mas dessa vez a transição foi muito desafiadora. Foram apenas sete meses entre Tóquio 2020 e Pequim 2022. Antes de Tóquio, eu tive que classificar para o Mundial de cross country e depois seguir para os Jogos de Verão. Infelizmente, fui machucada para o Japão. Cuidei do ombro e me recuperei. E estou muito feliz, pois acabei de conquistar meu melhor resultado no estilo clássico (duas pratas na Copa dos Balcãs). Espero andar ainda melhor na prova dos 10km do estilo clássico. E vou fazer história novamente. É a primeira vez que o Brasil consegue classificar para a prova de sprint por equipe. Vai ser muito emocionante”, contou Jaqueline Mourão, em coletiva de imprensa promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil na segunda-feira (24).

Tão rápido

Nicole Silveira, por sua vez, está há quatro anos no skeleton. “Desde o início meu objetivo eram os Jogos Olímpicos, mas nunca imaginei chegar tão rápido à qualificação. Ter praticado outros esportes antes do skeleton me preparou para esse momento. Eu quero ter o meu melhor desempenho possível em Pequim 2022, estou muito feliz e quero que chegue logo. Mas eu não quero criar muita expectativa de resultado. Eu aprendi que isso acaba me atrapalhando. Então, meu objetivo é ter o melhor desempenho possível e me divertir”, afirmou a atleta, que fez uma temporada excepcional alcançando a nona colocação na 5ª etapa da Copa do Mundo em Altenberg (Alemanha), a melhor atleta não europeia nesta etapa e a melhor colocação de um brasileiro na história das Copas do Mundo.

Brasil em Pequim 2022

Enquanto os atletas ajustam os últimos detalhes para o embarque para a China, uma equipe operacional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) já chegou a cidade sede dos Jogos para deixar tudo preparado nas duas Vilas Olímpicas que contarão com brasileiros: Yanqing e Zhangjiakou. Chefiada por Anders Pettersson, a Missão Brasileira é formada pelos atletas Edson Bindillati, Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, tendo Jefferson Sabino como reserva (bobsled); Manex Silva, no masculino, e Jaqueline Mourão e Bruna Moura, entre as mulheres (esqui cross country); Michel Macedo (esqui alpino); Sabrina Cass (esqui estilo livre moguls); e Nicole Silveira (skeleton).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A equipe brasileira está dividida em duas Vilas Olímpicas. Em Yanqing, estará o bobsled, esqui alpino e skeleton. E em Zhangjiakou, o esqui cross country e o esqui estilo livre. A previsão é que a primeira atleta a chegar a Pequim seja Sabrina Cass, campeã mundial júnior pelos Estados Unidos, que também vai ser a primeira brasileira a competir, já na segunda-feira (3), um dia antes da Cerimônia de Abertura. Os primeiros atletas, do esqui cross country, e os de gelo, tanto do bobsled quanto do skeleton, chegam no dia 29. Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992, na França.

Mais em Pequim 2022