Siga o OTD

Pequim 2022

Como estão os brasileiros na busca pela classificação para os Jogos

Faltando exatamente um mês para Pequim-2022, confira como está a situação das vagas do Brasil

Pequim 2022: como estão os brasileiros na busca pela classificação
Divulgação/CBDG

Falta apenas um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. O Brasil já tem quatro vagas garantidas, sendo três no esqui cross country (duas para mulheres e uma para homens) e um no esqui alpino masculino. O país ainda busca vagas no bobsled, esqui estilo livre, skeleton e snowboard.

Veja abaixo quais são os próximos passos dos atletas que buscam a classificação para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno e a situação do Brasil na busca pelas vagas.

+Brasil vence Hungria por W.O. no Mundial Júnior de curling

Desportos no gelo

Nos desportos no gelo, o Brasil tem as vagas garantidas no skeleton feminino, com Nicole Silveira, e bobsled masculino, nas provas de 4-man e 2-man, e chances muito boas no monobob feminino, com Marina Tuono.

Nicole Silveira alcançou a nona colocação na quinta etapa da Copa do Mundo em Altenberg (Alemanha), sendo a melhor atleta não europeia nesta etapa. Foi a melhor colocação de um brasileiro na história das Copas do Mundo. Na sexta etapa, em Sigulda (Letônia), ela ficou em 24º. E nessa semana, ela disputa a sétima etapa em Winterberg. fechando suas competições com a oitava etapa em St. Moritz, no dia 14. Depois, ela irá retornar para Calgary (Canadá) para finalizar a preparação para Pequim-2022.

+Confira tudo sobre esportes de inverno no Brasil Zero Grau

No bobsled, os brasileiros finalizaram as competições de 2-man, 4-man e monobob da North American Cup (NAC) em Lake Placid (Estados Unidos) em dezembro, conquistando importantes resultados para pontuação no Ranking Olímpico.

Agora, Marina Tuono participa da sétima etapa da Copa do Mundo em Winterberg e fecha suas competições com a oitava etapa em St. Moritz, no dia 15. O masculino também irá participar dessa etapa, nos dias 15 e 16. Todos ficarão treinando na Europa, antes de viajar para China.

Desportos na Neve

Já nos desportos na neve, são quatro vagas garantidas em Pequim-2022 até o momento. Três delas no esqui cross country, duas no feminino e uma no masculino. Entre os homens, Manex Silva e Steve Hiestand atingiram resultados que os colocam como prioridades na participação. No feminino, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão estão na lista de prioridades de participação. Mirlene Picin ainda pode conquistar o critério B no Sprint e entrar na disputa direta com as três atletas.

No esqui alpino, Michel Macedo, principal candidato à vaga na modalidade no masculino, venceu a prova de Slalom em Proctor Ski Area, nos Estados Unidos, no último final de semana. No feminino, Isabella Springer precisa de cinco provas abaixo de 160 pontos FIS. Ela fez uma em 22/12 e precisa, então, de outras quatro até 16 de janeiro.

Já no esqui estilo livre, Sabrina Cass, que disputa a prova de Moguls, está na zona de classificação para Pequim-2022, e compete em Tremblant (Canadá) na próxima sexta (7). Cinco dias depois, busca os últimos pontos no ranking em Deer Valley (Estados Unidos) e fecha a temporada de competições antes dos Jogos Olímpicos em Chiesa in Valmalenco (Itália).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no masculino, os irmãos Dominic e Sebastian Bowler buscam a vaga na prova de halfpipe. Eles competiram na Copa do Mundo em Calgary, Canadá, no último final de semana. Sebastian teve o melhor desempenho com o 24º lugar e 37.50 pontos FIS. A próxima etapa será em Mammoth Mountain, Estados Unidos, de 06 a 08 de janeiro. Eles também competirão no Slopestyle, em que Dominic já tem mais de 50 pontos FIS, mas precisa obter um top 30.

Por fim, no snowboard, a única chance agora é com Augustinho Teixeira, no halfpipe. Ele disputa ainda duas provas: em Mammoth Mountain (EUA), na próxima quinta (6), e em Laax (Suíça), no dia 13. O atleta de apenas 16 anos já alcançou o top 30, um dos requisitos para a vaga Olímpica de Pequim-2022. 

Mais em Pequim 2022