Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Danilo Fagundes se classifica para final inédita na Copa do Mundo

Em Ancara, Danilo Fagundes avança para final de uma etapa de Copa do Mundo pela primeira vez

Danilo Fagundes final Copa do Mundo de pentatlo moderno Ancara
Danilo Fagundes chegando após a disputa do laser-run (Foto: Divulgação/tmpfederasyonu)

Pela primeira vez na carreira, o brasileiro Danilo Fagundes se classificou para a final de uma etapa de Copa do Mundo de pentatlo moderno. Competindo na semifinal do individual masculino em Ancara, na Turquia, nesta sexta-feira (10), ele terminou em 17º lugar, com 1.167 pontos, ficando com a penúltima vaga para a decisão. A briga por medalhas ocorrerá neste sábado (11).

+ Caio Souza avança a cinco finais na Copa do Mundo de ginástica artística de Osijek

Depois de ser o segundo colocado em seu grupo e o terceiro na classificação geral da qualificatória, Danilo Fagundes teve uma queda de rendimento na semifinal. Ele teve 16 vitórias e 18 derrotas na esgrima, somando 212 pontos e ficando em 21º lugar. O brasileiro melhorou sua situação após a natação, quando marcou 2min09s20, o 13º melhor tempo da série.

Com o acumulado das duas provas, Danilo aparecia na 11ª colocação. Ele largou na laser-run, a última disputa que reúne um combinado de tiro e corrida, 56 segundos atrás do líder, o sul-coreano Jun Woongtae. Numa excelente prova de recuperação, Danilo terminou o laser-run com o terceiro melhor tempo do grupo e, assim, subiu para o nono lugar, o que lhe garantiu um lugar na grande final.

Ao todo, 36 atletas participaram da semifinal da Copa do Mundo de pentatlo moderno em Ancara. Eles foram divididos em dois grupos, com 18 esportistas cada. Os nove primeiros colocados de cada lado avançaram para a final. O último classificado foi o italiano Giuseppe Parisi, com 1.165 pontos. O líder foi o cazaque Vladislav Sukharev, com 1.179.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta é a primeira vez que Danilo Fagundes chega a uma decisão de Copa do Mundo. Aos 34 anos, ele já havia chegado a semifinais de etapas do circuito, mas jamais havia atingido a final. Antes de iniciar a disputa em Ancara, ele era o 77º colocado do ranking mundial de sua modalidade e o 63º na classificação geral da Copa do Mundo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Pentatlo Moderno