Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Danilo Fagundes e William Muinhos participam de Mundial de Pentatlo

Brasil terá 2 representantes na competição que poderá definir até 6 pentatletas para as Olimpíadas do Japão

(Divulgação)

Começou nesta terça-feira (8) a disputa do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que será disputado no Cairo, no Egito. O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, 33, e William Muinhos, 27, na competição que acontece a próxima segunda-feira (14) e vai distribuir até seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No país africano, Danilo,William e os demais competidores do Mundial vão encarar todas as provas que integram o pentatlo moderno (natação, esgrima, hipismo e laser-run) no Estádio Internacional do Cairo. Os brasileiros entram em ação na próxima sexta-feira (11), na qualificação masculina.

As vagas para as Olimpíadas vão ficar com os medalhistas de ouro, prata e bronze de cada disputa. Caso estes já estejam classificados para os Jogos do Japão, as vagas serão destinadas ao ranking olímpico, que vai definir os últimos pentatletas classificados, até o próximo dia 15.

+ Luísa Baptista e Vittoria Lopes garantem classificação para Tóquio

O Mundial de Pentatlo do Egito será o primeiro torneio da categoria desde o início da pandemia. O último Mundial aconteceu em 2019, na Hungria. A competição estava marcada para ser realizada na Bielorrússia, mas foi transferida para o Egito.

William Muinhos mundial de pentatlo moderno tiro esportivo laser run adiamento
 William Muinhos será um dos representantes do Brasil no evento (divulgação/UIPM)

“Tenho boas lembranças do Egito. Foi lá que quebrei o recorde mundial de tiro (em 2015) e participei de uma Final da Copa do Mundo (2018). Sem contar que a organização lá é sempre muito incrível”, comemora William, que chegou à capital egípcia nesta segunda, 7.

+ Hugo Hoyama conta os dias para sua oitava participação em Olimpíadas

“Consegui me programar e treinar focado nessa prova. Quero melhorar minhas marcas. Melhorar minha natação, laser-run, fazer uma boa esgrima e o resultado será consequência”, projeta William.

Há 3 meses na Europa

O outro brasileiro no Mundial de Pentatlo do Egito já está na Europa desde o início do ano. Danilo Fagundes ficou na Itália depois de ter participado das etapas da Copa do Mundo, na Hungria, em março, e na Bulgária em abril. No mês passado, Danilo roubou a cena no Aberto de Tetratlo Moderno da Itália ao subir no pódio e conquistar o bronze do torneio.

Laser-run pentatlo moderno competição virtual na quarentena - Danilo Fagundes
Danilo Fagundes será o outro representante do país no Egito (Reprodução/Instagram)

“Um dos motivos mais fortes que me fez ficar na Europa foi a situação da covid. Há complicação de viagem, além da exposição nos aeroportos. Foi bom porque pude treinar com a equipe olímpica daqui, estar fisicamente próximo ao local da prova e não sofrer com o fuso horário”, avalia Danilo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atual líder do ranking nacional do pentatlo, Danilo espera ter um desempenho suficiente para ficar entre os 36 finalistas do Mundial. “O treinamento foi bem intenso e bem estudado. Estou bem para competir. Espero ter a melhor performance possível”, afirma.

Mais em Pentatlo Moderno