Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Isabela Abreu evolui, mas fica fora da final da Copa do Mundo

Isabela Abreu somou 960 pontos após competir na esgrima, na natação e na laser-run, ficando a 46 pontos da classificação para a final da Copa do Mundo

isabela abreu copa do mundo de pentatlo moderno

A brasileira Isabela Abreu melhorou em 18 posições o desempenho dela em relação à última etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno, mas não conseguiu se classificar entre as 36 melhores para a final. Depois de ficar em 72.º na semana passada, a brasileira foi a 54.ª nesta quinta-feira ao somar 960 pontos, 42 a menos do que a última classificada, que foi a japonesa Natsumi Tomonaga.

A evolução do desempenho da brasileira aconteceu especialmente no esgrima, modalidade em que ela obteve 13 vitórias em 24 combates, somando 218 pontos. Na natação, ela marcou 2min31s64, totalizando mais 247 pontos. No laser-run, prova que reúne corrida e tiro, foram mais 495 pontos, que fizeram com que Isabela Abreu totalizasse os 960 pontos. A mexicana Mayan Oliver foi a pentatetla de melhor desempenho ao alcançar 1025 pontos para terminar na primeira colocação da qualificatória.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nesta sexta-feira acontece a qualificação masculina com a participação de Felipe Nascimento e Danilo Fagundes. A competição vale pontos para o ranking que está sendo formado para definir as últimas vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos de Tóquio, que começam em menos de 100 dias.

“A Copa do Mundo acontecer novamente na Bulgária é bom, porque já estou adaptado ao local de competição. Além disso, evitamos o desgaste com viagens de avião”, comemora Felipe, que entra em ação na sexta-feira, 16, na qualificação masculina.

Assim como Danilo, Felipe está na Bulgária desde o fim da primeira etapa da Copa do Mundo, que aconteceu no fim de março, na Hungria. Os dois ficaram direto pela Europa para participar de um camping training para os novos eventos na capital búlgara.

“O camping foi bastante proveitoso, principalmente para treinar esgrima com os outros países. Conseguimos treinar esgrima, natação e o laser-run todos os dias, e fizemos um treino de hipismo”, conta Felipe.

Assim como o amigo pernambucano, Danilo comemora o fato de a nova etapa também ser na Bulgária. O carioca tem percebido a disputa muito acirrada nas etapas da Copa do Mundo das quais participou até agora.

“A prova está com nível altíssimo. Mas em tempos de covid é a melhor solução repetir o país sede, pois concentra todos em um lugar só, sem deslocamento”, afirma.

Coronavírus

Para a realização das competições durante a pandemia, a UIPM tem mantido um rígido protocolo para evitar a propagação do novo coronavírus com uso de equipamentos de proteção individual e testes nas delegações.

Dos testes feitos entre a noite de terça, 13, e a manhã desta quarta-feira, 14, a entidade identificou que três participantes (dois atletas e um técnico) testaram positivo. Eles e seus contatos mais próximos foram isolados das demais delegações e foram submetidos a testes PCR, que ainda não tiveram seus resultados divulgados.

“Mais uma vez, a saúde e a segurança de todos os participantes são nossa prioridade, conforme demonstrado pelas rígidas medidas de prevenção de infecções aplicadas àqueles que infelizmente tiveram resultado positivo para a covid-19. É essencial seguirmos os conselhos dos governos e especialistas médicos”, destaca o alemão Klaus Schormann presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Mais em Pentatlo Moderno