Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno é cancelado

Confederação acatou recomendação da Comissão de Atletas para não realizar o torneio, devido aos impactos da pandemia

Campeonato Brasileiro de pentatlo moderno - CBPM
Competição seria realizada em novembro deste ano (Odenir Fonseca/ClickSports)

A CBPM (Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno) anunciou o cancelamento da edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno. A competição estava programada para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro, mas a entidade acatou a recomendação da Comissão de Atletas da modalidade de suspender o torneio, devido aos impactos da pandemia.

A Comissão fez uma pesquisa com diversos pentatletas para mapear as condições físicas dos competidores diante da realização do Brasileiro de Pentatlo Moderno. O levantamento mostrou que 61,9% dos altetas consultados eram contra a realização do campeonato.

+Pepê Gonçalves conquista ouro e bronze na Copa do Mundo

A pesquisa apontou ainda que durante o período da quarentena, poucos pentatletas treinaram as cinco modalidades do Pentatlo Moderno. O estudo revelou que, nos últimos meses, 85,7% não treinaram o hipismo, 57,1% a esgrima, 52,4% a natação, 33,3% a corrida e 19% o tiro. Sobre o retorno aos centros de treinamento, 42,9% contaram que voltaram aos treinos regulares há apenas dois meses.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Para a manutenção do nível de excelência dos atletas de alto rendimento, com o objetivo de oportunizar a todos os atletas do Brasil de participação do evento brasileiro mais importante da modalidade e assegurar a segurança física dos atletas, familiares, arbitragem, técnicos e organização do evento, essa Comissão reforça o pedido de cancelamento do Campeonato Brasileiro de Verão de 2020”, concluiu a Comissão, em documento assinado pelos pentatletas Mariana Laporte e William Muinhos, presidente e vice-presidente da Comissão, respectivamente.

Mais em Pentatlo Moderno