O francês Clément Ducos foi uma das grandes surpresas da sessão noturna do atletismo na Olimpíada de Paris-2024 desta quarta-feira (07). Ele ficou em segundo lugar na primeira série semifinal dos 400m com barreiras, a frente do brasileiro Alison dos Santos, que era favorito. Depois da prova, Ducos disse que Piu não está em sua melhor forma.
- Hugo Calderano e Bruna Takahashi gabaritam no Pan-Americano
- Paulistano atropela Pinheiros em clássico paulista pelo NBB
- Últimos brasileiros se classificam no Challenger de Campinas
- Flu bate Sesc Fla e volta a ser campeão Carioca após oito anos
- Duplas se classificam às quartas do Circuito Brasileiro Sub-21
“Estou muito feliz. Eu terminei em segundo lugar, atrás do Karsten (Warholm). É enorme. Eu queria ir rápido como sempre. Não fiz recorde, mas não importa, é a posição que conta. Pelo tempo, eu não estou tão surpreso. Talvez o segundo lugar acima do Santos é uma surpresa, mas eu acho que ele não está na forma como já esteve”, falou ele.
Depois de fazer seu recorde pessoal de 47s69 na eliminatória, Ducos ficou em segundo lugar na série semifinal, com 47s85, atrás do norueguês Karsten Warholm, que venceu com 47s67. Alison dos Santos foi o terceiro colocado com 47s95. Como somente os dois primeiros se classificavam de forma direta para a final, o brasileiro precisou aguardar a realização das outras baterias para confirmar sua ida à decisão como um dos dois melhores tempos.
Contestado? Mas favorito
Vale destacar que Alison dos Santos foi medalhista de bronze em Tóquio-2020, campeão mundial e da Diamond League em 2022 e detém a terceira melhor marca de todos os tempos nos 400m com barreiras. Ele já correu para 46s63 neste ano, tendo o segundo melhor tempo do mundo na temporada. Apesar disso, ainda não fez uma corrida consistente em Paris. Ele soltou na eliminatória e terminou em terceiro lugar e não correu bem na semi, também ficando em terceiro.
Mesmo contestado após a semifinal, Alison dos Santos segue como um dos favoritos à medalha em Paris. Em entrevista após sua prova, ele falou que virá com “mais raiva” para a final após o susto na semifinal. “Estou pronto, sei que estou aqui para brigar pela medalha. Estou numa boa condição física, estou no shape. Agora é só manter a cabeça no lugar, se concentrar, relaxar, saber que estamos na final e são oito chances brigando por três medalhas”, disse.
A final dos 400m com barreiras em Paris-2024 acontecerá nesta sexta-feira (09), às 16h45 (horário de Brasília). O melhor tempo da semifinal foi de Karsten Warholm, recordista mundial e atual campeão olímpico. Além dele, outro favorito ao pódio é o estadunidense Rai Benjamin, dono da melhor marca do ano, e que fez 47s85 na semifinal.