Siga o OTD

Paris 2024

Yuri Falcão busca vaga olímpica com “unhas e dentes”

Yuri Falcão é um dos quatro brasileiros que estão na briga pelas últimas vagas olímpicas no boxe para Paris-2024

Yuri Falcão boxe (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Falta pouco para o início do Pré-Olímpico mundial de boxe em Busto Arsizio. Os quatros representantes do Brasil viajam de Assisi para a cidade no norte da Itália no dia 29 de fevereiro, assim, eles buscam as vagas na penúltima oportunidade do ano, dentre eles o atleta dos 63,5kg masculino, Yuri Falcão.

O capixaba começou no boxe como herança de família. Ele é neto de Touro Moreno, ex-pugilista e lutador de “vale-tudo”, e sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão. Inspirado em casa, Yuri busca trilhar sua jornada por conta própria nos ringues. “Desde o berço a gente sabe o que quer, então desde criança eu já ‘nasci com luva na mão. Minhas maiores inspirações são os meus tios, que estavam perto de mim. Eu via eles na televisão, viajando pelo mundo e achava muito legal.”, contou o atleta de 21 anos.

Yuri falcão faz o “T” de Touro Moreno, seu avô. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Ele relembrou de Londres-2012, quando os Esquiva e Yamaguchi foram ao pódio, quebrando um jejum de 44 anos sem medalhas no boxe brasileiro. “A gente assistiu em casa, com a família reunida, colocamos até um telão. Parecia que era eu lutando, e nem no boxe eu estava”, brincou o atleta. “Ver o meu tio Yamaguchi ganhar do Julio César La Cruz, um dos principais nomes de Cuba, foi incrível. Assim que eu soube que era isso que eu queria para mim”, relembrou. Ele contou que ainda mantém contato com a família, principalmente com Yamaguchi. “Eu converso com ele no dia a dia, sempre me manda dicas de como tem que treinar, como tem que agir. Eu escuto muito, além de assistir as lutas deles, então tanto Yamaguchi como Esquiva são sempre presentes”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Equipe Olímpica Permanente

Yuri Falcão chegou à seleção brasileira em 2022, após chamar a atenção de equipe técnica no Campeonato Brasileiro e no Grand Prix do Rio de Janeiro. Assim, Yuri começou a frequentar o Centro de Treinamento de Santo Amaro junto com os maiores nomes do boxe brasileiro atual. “A convocação mudou tudo, a seleção é outro mundo. Agora faço muitas competições internacionais, com atletas já rodados no circuito, entre eles atletas olímpicos e medalhistas mundiais. Assim é muito bom para a gente, de modo que essa experiência conseguimos chegar nas competições futuras bem melhor”, analisou o boxeador. De lá para cá, o currículo de Yuri já aumentou, e o destaque é a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

“Deixar tudo em cima do ringue” em Busto Arsizio

Serão dois Pré-Olímpicos mundiais que concederão cotas para atletas ainda não classificados para Paris-2024. A primeira oportunidade já será no início de março, de 3 a 12, em Busto Arsizio. Depois, a última chance de ir aos Jogos será na Tailândia, em maio. Desse modo, Yuri quer ser um dos classificados e se juntar aos outros 9 brasileiros que já carimbaram passaporte para a Olimpíada. “Vou com tudo, com unhas e dentes. Vou deixar tudo em cima do ringue. Eu estou ainda mais preparado que estava em Santiago, então pode ter certeza que vêm grandes resultados por aí”, declarou confiante o atleta.

“Não consegui a classificação no Pan, infelizmente. Não tenho desejo maior que essa vaga no Pré-Olímpico. Durmo pensando nisso, acordo pensando nisso, treino pensando nisso, e só vou parar de pensar na vaga quando eu conseguir”, concluiu.

NOME COMPLETO: Yuri Falcão dos Reis
CATEGORIA: 63.5kg
DATA DE NASCIMENTO: 18/08/2002
LOCAL DE NASCIMENTO: Vila Velha/ES
ALTURA: 1,71m
PRINCIPAIS CONQUISTAS: Medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023; bicampeão brasileiro; chegou nas quartas do Mundial Juvenil de 2022
INSTAGRAM: @yurifalcaogomes

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paris 2024