Siga o OTD

Paris 2024

Comitê Organizador divulga as medalhas de Paris-2024

Como novidade, o design das medalhas trouxe uma peça original da construção da Torre Eiffel, finalizada em 1889

Medalhas das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris-2024 (Divulgação/COI)
(Divulgação/COI)

Através das redes sociais, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024 divulgou o design das medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas nos pódios do evento. O detalhe que mais chamou atenção foi a inclusão de um hexágono de ferro, peça original da construção da Torre Eiffel, o ponto turístico mais famoso da capital francesa.

A idealização do conceito das medalhas foi feita por um grupo de artesãos da joalheria Chaumet, pertencente à LVMH Group e parceira da organização das Olimpíadas de Paris. Além do destaque para a peça da Torre Eiffel, o design conta com linhas finas que se projetam para fora ao redor do hexágono, representando o brilho da França no planeta e o desempenho brilhante dos atletas na futura competição. Ao todo, o Comitê Organizador produziu 5.084 medalhas.

As medalhas olímpicas e paralímpicas possuem o nome do esporte, da disciplina e do evento gravados nas suas bordas. Para a versão das Olimpíadas, o idioma usado é o francês, enquanto no modelo paralímpico está em inglês. Isso ocorre pois essas são as respectivas línguas oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Sobre os Jogos

Além disso, os Jogos Olímpicos de Paris-2024 estão marcados para iniciar no dia 26 de julho. No momento, o Brasil possui 149 atletas classificados, que irão brigar pelo pódio do evento multiesportivo. Já as Paralimpíadas, começam apenas em 28 de agosto, com uma cerimônia de abertura na Place de la Concorde, importante cartão-postal da capital francesa.

Em Tóquio-2020, a delegação brasileira teve um excelente desempenho nos Jogos Paralímpicos. A equipe terminou em sétimo lugar no quadro geral de medalhas com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. Ainda no Japão, o Brasil também teve destaque nas Olimpíadas, alcançando sua melhor campanha na história. O país quebrou o seu recorde em número de pódios (21) e na colocação no quadro de medalhas, já que finalizou na 12ª posição.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024