Siga o OTD

Paris 2024

COI libera atletas russos e belarussos para Paris-2024

COI libera atletas russos e belarrussos para competirem como neutros nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Atletas russos entrando na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020; eles estarão aptos a competirem em Paris-2024 como neutros, assim como belarussos
(Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE/Zuma Press)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (08) que atletas russos e belarussos poderão disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 como esportistas neutros. Eles não poderão ter a bandeira de seus países durante as competições, tampouco ouvir o hino nacional durante o pódio. Além disso, deverão cumprir algumas exigências para estarem aptos a participar do megaevento, incluindo não possuir ligação com o exército ou governo locais.

Somente esportistas individuais de Rússia e Belarus poderão ir a Paris-2024. Eles competirão como “Atletas Neutros Individuais” (AIN). Assim, não haverá a participação de equipes russas ou belarussas. De acordo com o COI, haverá convites para os Atletas Neutros, mas uma quantidade limitada poderá se classificar através dos sistemas qualificatórios de suas respectivas modalidades. Atualmente, há oito atletas russos e três belarussos classificados para os Jogos.

Toda essa situação envolve a Guerra na Ucrânia. Assim que o conflito eclodiu, em fevereiro do ano passado, o COI recomendou o afastamento de atletas da Rússia e de Belarus de todas as competições internacionais. O Comitê listou algumas regras principais que os atletas desses países deverão seguir para poderem competirem na próxima Olimpíada. Um desses itens é que os atletas não podem apoiar a guerra, assim como não podem ter ligação com as Forças Armadas russas ou belarrussas.

Apesar da “flexibilidade” para que os atletas russos e belarrussos compitam, o Comitê Olímpico Russo (ROC) segue suspenso em resposta à “violação da integridade territorial” da Ucrânia. O COI garantiu que os direitos dos atletas individuais russos estarão garantidas para Paris-2024, mesmo com todas as adversidades, ao mesmo tempo que sinalizou que também defende o direito dos atletas ucranianos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024