Siga o OTD

Paris 2024

Federação Mundial anuncia vaga olímpica para Manoel Messias

Atleta atende os critérios estipulados pela Confederação Brasileira de Triatlo, mas corrida olímpica ainda está em andamento

Manoel Messias Júnior após cruzar a linha de chegada da etapa de Montreal da Série Mundial de Triatlo
Foto: @janosmschmidt/World Triathlon

A Federação Mundial de Triatlo (World Triathlon) anunciou hoje a vaga de Manoel Messias para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, apesar da corrida olímpica ainda estar em andamento. De acordo com os critérios estipulados pela Confederação Brasileira de Triatlo em 2022, competições até maio de 2024 poderiam ser levadas em conta, e assim não ficou claro porque a vaga já estaria decidida. De qualquer maneira, é muito provável que o Brasil possa levar dois atletas.

+ Confira todo o critério de classificação olímpica do triatlo

A Confederação Brasileira de Triatlo ainda não confirmou esta vaga e foi procurada para esclarecimentos, porém não respondeu até o momento da publicação. É importante notar que as vagas são distribuídas para os comitês olímpicos nacionais e são estes, aliados à federações nacionais que definem os convocados. Portanto este anúncio deixa claro que o Brasil já conquistou uma vaga, independente de quem represente o país.

De acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Triatlo (explicados abaixo), Manoel Messias já atingiu um dos pontos estipulados, mas pelo calendário, Miguel Hidalgo ainda teria chance de conquistar em etapas da Série Mundial de 2024. O curioso é que provavelmente o comitê olímpico conquistou a vaga provavelmente pela pontuação de Miguel Hidalgo que está atualmente em 10º no ranking olímpico, duas posições a frente de Manoel Messias.

A postagem no instagram e twitter da federação lê: “os nomes daqueles que já atingiram os critérios de suas federações nacionais e confirmaram um bilhete antecipado para Paris-2024 continuam a sugrir… Manoel Messias do Brasil e Lehmann Csongor da Hungria estarão lá”.

Como é a classificação olímpica no triatlo?

Em cada um dos gêneros, 55 atletas participam. Destes 22, vêm de onze equipes classificadas. Por enquanto, Alemanha, França e Reino Unido são as únicas equipes confirmadas e já tem dois atletas confirmados. Além destes, 33 vagas individuais serão distribuídas: 26 pelo ranking mundial; 5 cotas continentais pelo ranking mundial para países ainda não classificados; e 2 pela universalidade.

Cada país pode ter no máximo três atletas de cada gênero, desde que os três estejam no top30 do ranking mundial. Em caso negativo, cada país pode levar até dois atletas.

E como está o Brasil no ranking olímpico do triatlo?

O ranking olímpico do triatlo fecha em 27 de maio de 2024. Atualmente Miguel Hidalgo está em 10º lugar no ranking masculino e Manoel Messias está em 12º.

Atualmente apenas Alemanha, Espanha, França e Hungria estariam classificando três atletas pelo ranking. Por enquanto, as 26 vagas diretas do ranking estaria fechando no suíço Max Studer, 36º colocado, mas a lista provavelmente vai rodar mais a medida que outros países garantam vaga por equipes.

Pelo feminino, as 26 vagas diretas iriam até a neo-zelandesa Ainsley Thorpe, 41ª, e as brasileiras Vittoria Lopes (27ª) e Djenyfer Arnold (37ª) estariam dentro da zona de classificação.

Importante notar que as vagas são para o país e não para o atleta. É o país que define quem serão os atletas convocados.

Quais são os critérios brasileiros para a vaga olímpica?

De acordo com uma nota oficial entitulada Critérios de Seleção Competições Internacionais publicado pela Confederação Brasileira de Triatlo em sua página oficial existe uma lista de documentos oficiais, incluído um de 29 de abril de 2022 que lista os critérios para a convocação brasileira. Após listar os critérios internacionais, o documento lista “os critérios de formação da equipe brasileira de triathlon para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”:

1. QUALIFICAÇÃO INDIVIDUAL
1.1. CRITÉRIOS DIRETOS
1o – Top 5 no evento teste a se realizar no percurso dos Jogos Olímpicos em 2023;
2o – Top 5 na WTCS Grand Final de 2023;
3o – Top 3 em qualquer evento WTCS disputado na distância standard; compreendido nos dois períodos de qualificação Olímpica, incluindo a Grand Final 2022;
4o – Medalha de Ouro individual nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, desde que seja o melhor atleta brasileiro classificado no ranking de qualificação Olímpica no seu encerramento;

Além disso, existem as seguintes observações:

Observações:

a. Para além da obtenção de qualquer dos critérios acima, o atleta terá de estar posicionado até a 30a posição no ranking Olímpico no seu encerramento para poder usufruir da vaga direta;
b. Para as competições consideradas no ponto 3o que não sejam disputadas na distância standard, o critério direto será apenas aplicado mediante a conquista do primeiro lugar;
c. No caso de vários atletas obterem a classificação pela via do mesmo critério direto, estará qualificado o atleta com a melhor classificação. Ex.: 2 atletas no TOP 5 em etapas da WTCS, sendo um 2o e outro 3o, a ordem de atribuição das vagas será da melhor para a pior classificação obtida;
d. No caso de vários atletas obterem a qualificação pela via do mesmo critério direto, e com a mesma classificação. Ex.: 2 atletas conquistaram um 3o lugar em diferentes WTCS, a ordem de atribuição das vagas será o ranking de qualificação Olímpica no seu encerramento;
f. Sendo os critérios considerados até ao encerramento do ranking de qualificação Olímpico, dia 27 de maio de 2024, a obtenção de um resultado de acesso a um critério direto pode a qualquer momento ser ultrapassado por um critério de nível superior, retirando a vaga do atleta qualificado até esse momento, e atribuindo a vaga ao que obtiver esse resultado posteriormente, dentro do periodo de qualificação;

E por que Manoel Messias foi convocado?

No primeiro ponto, nenhum brasileiro atingiu o critério. Durante o evento teste, realizado em Paris no último 18 de agosto, Miguel Hidalgo ficou em oitavo lugar, Antônio Bravo Neto ficou em 53º lugar e Manoel Messias não terminou.

No segundo ponto, nenhum brasileiro atingiu o critério… por pouco. No Finals – considerado como Mundial – realizado em Pontevedra, Espanha, entre 23 de setembro de 2023. Miguel Hidalgo ficou em sexto lugar, apenas quatro centésimos atrás do alemão Lasse Lührs.

Já pelo terceiro ponto, Miguel Hidalgo não conseguiu nenhum top3 em eventos disputados na distância standard da World Triathlon Championship Series (ou foi campeão em um evento da distância standart). Já Manoel Messias, conseguiu duas vezes. Na WTCS de Caligari de 8 de outubro de 2022 Messias ficou em terceiro lugar, , no dia 3 de março deste ano. No WTCS de Montreal de 2023 e no WTCS de Abu Dhabi Messias ficou em segundo e terceiro, respectivamente. Porém, as disputas foram em sprint (metade da distância), e portanto não cumprem o regulamento, já que Messias não terminou em primeiro lugar.

Mas Miguel Hidalgo (ou outro triatleta) não poderia ainda conquistar o índice?

Miguel Hidalgo foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Porém, o índice alcançado por Messias tem prioridade, já que é o terceiro ponto da lista, enquanto o Pan é o quarto ponto.

Porém, ainda serão disputadas três etapas da Série Mundial da World Triathlon em antes do fim do ranking olímpico:

08 e 09 de março – WTCS Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (distância sprint)
11 de maio – WTCS Yokohama, Japão (distância standard)
25 e 26 de maio – WTCS Cagliari, Itália (distância standard)

Ou seja, Miguel Hidalgo ou outros atletas poderiam conquistar a vaga através destes índices, obtendo uma melhor colocação do que o terceiro lugar obtido por Messias, atendendo assim os critérios das observações c e d expostos acima.

Procurada, a Confederação Brasileira de Triatlo ainda não se manifestou. Assim que for, publicaremos sua resposta.

De qualquer maniera, é importante ressaltar que muito provavelmente o Brasil obterá duas vagas pelo ranking.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024