Siga o OTD

Paris 2024

Triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

World Triathlon anuncia vagas para Manoel Messias, do Brasil, e Lehmann Csongor, da Hungria. Outros 11 nomes já foram confirmados. Veja todas informações sobre classificação e disputa.

Guia Olímpico do Triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 - na foto, Vittoria Lopes em disputa durante Olimpíadas de Tóquio 2020
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O triatlo foi uma das novidades dos Jogos Olímpicos para Sidnei-2000. Assim como no programa de Tóquio 2020, o triatlo novamente terá três eventos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Não só as disputas individuais feminina e masculina, mas também a disputa mista por equipes, reunindo dois homens e duas mulheres. Dessa forma, confira tudo sobre o esporte no nosso guia olímpico.

Ficha Técnica 

Atletas: 110
Eventos: 3
Vagas Preenchidas: 19
Países Classificados:  8
Atletas Convocados: 13
Alocação das Vagas: Comitê Olímpico Nacional
Última Atualização do Guia Olímpico: 20/11/2023 (após o terceiro anúncio de convocação pela World Triathlon)

Local de Disputa do Triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris

Em Breve.

Classificação Olímpica do Triatlo em Paris-2024

Primeiramente, são no total 51 vagas em disputa direta. Cada país poderá levar no máximo três atletas por gênero, desde que eles estejam no top30 do ranking olímpico do esporte. Enquanto isso, os outros países também poderão levar dois atletas por gênero. A França, como país-sede terá direito a 2 vagas, enquanto as 2 últimas vagas virão pelo critério de Universalidade, totalizando enfim 55 homens e 55 mulheres.

As vagas virão, em primeiro lugar, pelo evento por equipes e em seguida, pela disputa individual, na seguinte ordem:

  • Campeonato Mundial por Equipes de 2022, em Montreal, Canadá, em 26 de junho de 2022. Vale 1 vaga para equipe campeã (2 homens e 2 mulheres);
  • Campeonato Mundial por Equipes de 2023, em Hamburgo, Alemanha, em 16 de julho de 2022. Vale 1 vaga para equipe campeã (2 homens e 2 mulheres);
  • Ranking de Equipes Mistas de Classificação Olímpica, de 25 de março de 2024. Vale 6 vagas (12 homens e 12 mulheres);
  • Pré-Olímpico Mundial, em local a ser definido, em data a ser definida, entre 15 de abril e 27 de maio de 2024. Vale 2 vagas (4 homens e 4 mulheres).

Classificação olímpica para o torneio individual

Antes de mais nada, os 22 homens e 22 mulheres acima poderão participar também dos eventos individuais. Por outro lado, outros 33 homens e 33 mulheres se classificarão apenas pelo ranking, sem nenhum torneio específico.

Primeiramente, 26 homens e 26 mulheres garantem vaga para o país pelo Ranking Olímpico de Triatlo individual, desde que o país não tenha as vagas pela equipe mista. Em seguida 5 homens e 5 mulheres de cada um dos continentes se classificam pelo Ranking Mundial de Triatlo desde que o país não tenha ainda nenhum representante garantido. Caso não tenha um atleta hábil da África, Américas, Ásia, Europa e Oceania, ela será então distribuída pelo Ranking Olímpico para um país que ainda não tem vaga, irrespectivamente do continente. Finalmente, as duas últimas vagas de cada gênero serão distribuídas pela Universalidade.

Chances Brasileiras

Miguel Hidalgo, Manoel Messias, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes ficaram em oitavo lugar no Mundial de Hamburgo, mas cometeram algumas falhas na prova. Portanto, o time brasileiro tem grandes chances de conquistar uma das vagas pelo ranking ou pré-olímpico. De qualquer modo, os triatletas brasileiros também estão bem no ranking individual. Especialmente Manoel Messias pode brigar por medalha na prova individual após ótimos resultados na temporada.

Vagas em Disputa

Torneio por equipes mistas (3/11)
País-Sede- França (4)
Mundial 2022- Reino Unido (4)
Campeonato Mundial por Equipes 2023- Alemanha (4)
Ranking Olímpico de Equipes Mistas-  6 vagas
Pré-Olímpico Mundial- 2 vagas

Torneio feminino (9/55)
22 atletas das equipes classificadas (Alemanha, Laura Lindemann, Nina EIM; Reino Unido, Beth Potter)
Ranking- 26 vagas. Lisa Tertsch (Alemanha), Taylor KNIBB (EUA), Rachel KLAMER (Países Baixos)
Universalidade- 2 vagas
África- 1 vaga
Américas- 1 vaga
Ásia´- 1 vaga
Europa- 1 vaga
Oceania- 1 vaga

Torneio masculino (10/55)
22 atletas das equipes classificadas (Alemanha, Lasse LÜHRS, Tim HELLWIG; Reino Unido, Alex YEE)
Ranking- 26 vagas. Morgan PEARSON (EUA), Matt HAUSER (Austrália), Manoel MESSIAS (Brasil), LEHMANN Csongor (Hungria)
Universalidade- 2 vagas
África- 1 vaga
Américas- 1 vaga
Ásia´- 1 vaga
Europa- 1 vaga
Oceania- 1 vaga

Formato da Competição

Em Breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Triatlo em Paris 2024

Em Breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024