Siga o OTD

Paris 2024

Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Jordânia conquista primieras vagas olímpicas e Brasil precisa escolher atletas para o pré-olímpico continental. Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras neste guia olímpico completo

Guia Olímpico de Paris 2024 - Milena Titoneli em ação no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
(Foto: Tóquio-2020 / Gaspar Nóbrega/COB)

O taekwondo entrou no programa olímpico em Sidnei-2000, mas participou como demonstração em Seul-1988 e Barcelona-1992. A Coreia do Sul é o maior vencedor histórico, com 12 ouros, portanto 25% dos ouros olímpicos da história. Cada um dos gêneros terá quatro categorias nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: 49kg, 57kg, 67kg e +67kg no feminino; enquanto no masculino os pesos são: 58kg, 68kg, 80kg, +80kg. Confira então todos os detalhes do esporte no nosso guia olímpico.

O Brasil já ganhou duas medalhas de bronze com Natália Falavigna em Pequim-2008 e Maicon Siqueira na Rio-2016, mas Diogo Soares ficou a uma luta da medalha tanto em Atenas-2004 quanto em Londres-2012. Até Atenas, era apenas um bronze por categoria era distribuído e dessa forma Natália Falavigna também ficou em quarto lugar na Grécia.

Ficha Técnica

Atletas: 128
Vagas Preenchidas: 48
Países Classificados: 24
Atletas Convocados: 0
Alocação das Vagas: Comitê Olímpico Nacional
Última Atualização do Guia Olímpico: 12/01/2023 (versão 3, após ranking oficial)

Classificação Olímpica do Taekwondo em Paris-2024

Cada país poderá classificar primeiramente no máximo um atleta por peso, totalizando quatro por gênero por país. Porém, cada país poderá levar mais do que dois atletas por gênero apenas pelo ranking mundial. Cada categoria terá então um máximo de 16 atletas. Se o time de Atletas Olímpicos Refugiados inscrever atletas do taekwondo, esse número poderá ser enfim aumentado. 

Em primeiro lugar, os cinco primeiros classificados virão do ranking olímpico de 2023 em cada uma das categorias olímpicas. O ranking fecha em 03 de dezembro de 2023, portanto após a Etapa Final do Grand Prix em Manchester, Reino Unido. Em seguida, uma sexta vaga virá pela Série de Campeões de Grand Slam em Wuxi, China, entre 16 e 17 de dezembro. 

Em seguida, países que tenham obtido menos do que duas vagas por gênero poderão participar dos pré-olímpicos continentais, que classificarão 9 atletas: 2 na África; 2 nas Américas; 2 na Ásia; 2 na Europa; e 1 na Oceania. Países que já tenham um atleta classificado por gênero poderão inscrever apenas um atleta por gênero, enquanto atletas sem classificados no gênero poderão participar com dois.

A França não poderá participar do pré-olímpico europeu. Ela terá 2 vagas garantidas no feminino e 2 no masculino e portanto poderá obter no máximo 4 vagas pelos rankings olímpicos e de Grand Slam. Finalmente, as 4 últimas vagas virão pela Universalidade, justamente nas categorias em que a França não escolher suas vagas de país-sede. No caso de realocação de vagas do país-sede, elas irão enfim para a Comissão Tripartite, responsável pela Universalidade.

Confira o calendário dos pré-olímpicos continentais do taekwondo

  • Pré-Olímpico Pan-Americano, em Santo Domingo, Reino Unido, entre 30 e 31 de janeiro de 24
  • Pré-Olímpico Africano, em Dacar, Senegal, entre 10 e 11 de fevereiro de 24
  • Pré-Olímpico Europeu, em Berlim, Alemanha, entre 1 e 2 de março de 24
  • Pré-Olímpico Asiático, em Tai’an, China, entre 15 e 16 de março de 24
  • Pré-Olímpico da Oceania, em Honiara, Ilhas Salomão, em 6 de abril de 24

Chances Brasileiras

Os brasileiros não conseguiram vagas pelo ranking, mas Maicon Andrade ficou muito próximo com o vice-campeonato do Grand Prix Final em Manchester. Agora, a Confederação Brasileira de Taekwondo precisa escolher dois atletas de cada gênero, em categorias diferentes para brigar pela vaga pelo pré-olímpico continental.

Vagas em Disputa

49kg feminino (6/16)

Grand Slam – Turquia (Elif Sude Akgul)
Ranking- Tailândia (Panipak WONGPATTANKIT), Espanha (Adriana IGLESIAS), Croácia (Lena STOJKOVIC), México (Daniela SOUZA), China (Guo Qing)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
Universalidade- 1 vaga

57kg feminino (6/16)

Grand Slam – Taiwan (Lo Chia-ling)
Ranking- China (LUO Zongshi), Reino Unido (Jade JONES), Canadá (Skylar PARK), Turquia (Hatice ILGUN), Irã (Nahid KIYANICHANDEH)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
Universalidade- 1 vaga

67kg feminino (6/16)

Grand Slam – Costa do Marfim (Ruth Gbagbi)
Ranking- Bélgica (Sarah CHAÂRI), França (Magda WIET-HÉNIN), Jordânia (Julyana AL-SADEQ), Sérvia (Alexandra PERISIC), China (ZHANG Mengyu)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
Universalidade- 1 vaga

+67kg feminino (6/16)

Grand Slam – China (Xiao Shunan)
Ranking- França (Althéa LAURIN), Turquia (Nafia KUS), Uzbequistão (Svetlana OSIPOVA), Coreia do Sul (LEE Dabin), Reino Unido (Rebecca McGOWAN)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
Universalidade- 1 vaga

58kg masculino (6/16)

Grand Slam – Azerbaijão (Gashim Magomedov)
Ranking- Coreia do Sul (JANG Jun), Tunísia (Mohamed JENDOUBI), Espanha (Adrian VICENTE), Itália (Vito DELL’AQUILA), Hungria (SALIM Omar)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
País-Sede/Universalidade- 1 vaga

68kg masculino (6/16)

Grand Slam – China (Liang Yushuai)
Ranking- Uzbequistão (Ulugbek RASHITOV), Reino Unido (Bradly SIDEN), Turquia (Hakan RECBER), Jordânia (Zaid KAREEM), Espanha (Javier PEREZ)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
País-Sede/Universalidade- 1 vaga

80kg masculino (6/16)

Grand Slam – Irã (Mehran Barkhordari)
Ranking- Itália (Simone ALESSIO), EUA (CJ NICKOLAS), Egito (Seif EISSA), Jordânia (Saleh ELSHARABATY), Coreia do Sul (SEO Geon-Woo)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
País-Sede/Universalidade- 1 vaga

+80kg masculino (6/16)

Grand Slam – Rússia (Vladislav Larin)
Ranking- Costa do Marfim (Cheikh Sallah CISSE), México (Carlos SANSORES), Croácia (Ivan SAPINA), Reino Unido (Caden CUNNINGHAM), Turquia (Emre Kutalmis ATESLI)
África- 2 vagas
Américas- 2 vagas
Ásia- 2 vagas
Europa- 2 vagas
Oceania- 1 vaga
País-Sede/Universalidade- 1 vaga

Formato da Competição

Em Breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Taekwondo em Paris 2024

Em Breve.

Local de Disputa do Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris

Grand Palais

Um dos prédios mais icônicos de Paris, o Grand Palais será sede não só do taekwondo, mas também da esgrima durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além disso, receberá as provas da esgrima em cadeira de rodas e do parataekwondo durante os Jogos Paralímpicos. 

O local receberá 8 mil espectadores durante os Jogos Olímpicos, mas terá capacidade de 6.500 durante os Jogos Paralímpicos. O prédio foi construído para a Exposição Universal de 1900 e recebeu várias exposições de arte durante sua história, além de competições esportivas, bem como o Mundial de Esgrima em 2010. Inclusive, foi nesta edição que Nathalie Moellhausen não só foi medalhista de bronze pela Itália, mas também dirigiu a cerimônia de abertura. Atualmente, o Grand Palais passa por obras de reparo em preparo para Paris-2024. Após os Jogos, finalmente reabrirá para o público no fim de 2025.

A estação de metrô mais próxima do Grand Palais é Franklin D. Roosevelt, na linha 1 e 9. De acordo com o comitê organizador, a linha 9 espera um grande número de passageiros durante os Jogos. Além disso, estações próximas como Champs-Élysées-Clemenceau, Concorde e Tuileries estarão fechadas durante os Jogos.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024