Siga o OTD

Triatlo

Brasil fica em 8º no Mundial de Triatlo Revezamento Misto

Equipe formada por Miguel Hidalgo, Manoel Messias, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes ficam em 8º no Mundial de Hamburgo

Equipe mista do Brasil no Mundial de Triatlo Revezamento Misto, classificatório para Paris 2024
(Foto: Divulgação)

O Brasil garantiu um top-10 na disputa do Mundial de Triatlo Revezamento, em Hamburgo, na Alemanha, neste domingo (16). A equipe mista formada por Djenyfer Arnold, Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Vittoria Lopes fez uma prova constante e terminou em oitavo lugar, com 1h23min36s, pouco mais de um minuto atrás da Alemanha, que foi a campeã. Além do título, o país anfitrião garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Com um desempenho sólido, o Brasil se manteve em posições intermediárias ao longo da prova. Miguel Hidalgo chegou a estar em sexto, mas entregou para Vittoria Lopes em oitavo. Ela, por sua vez, chegou a cortar a diferença do pelotão dianteiro, mas não fez boas transições e acabou caindo. Em seguida, Manoel Messias perdeu posições na natação e no ciclismo, mas se recuperou na corrida e entregou para Djenyfer Arnold em 10º lugar. Ela ganhou duas posições e fechou em oitavo.

Ao todo, 22 países participaram da disputa mista do Mundial de Triatlo Revezamento. Cada time teve quatro atletas, sendo obrigatoriamente dois homens e duas mulheres. Cada atleta competiu em 300m de natação, 7,5km de ciclismo e 1,75km de corrida. A prova valeu como classificatório olímpico para Paris-2024. Assim, a Alemanha garantiu uma vaga ao ser campeã. A Nova Zelândia foi prata, com 1h22min27s, enquanto a Suíça levou o bronze a 1h22min35s.

Miguel Hidalgo durante a disputa do Mundial de Triatlo Revezamento
(Foto: Tommy Zaferes/World Triathlon)

Apesar de não ter conseguido a vaga desta vez, o Brasil ainda terá outras chances de conseguir classificação para Paris-2024 no revezamento misto. Serão mais seis cotas via ranking mundial e outras duas através do Pré-Olímpico de 2024. Além da Alemanha, a França (país-sede) e a Grã-Bretanha (campeã mundial em 2022) já têm vaga no evento.

Como foi a prova

Miguel Hidalgo abriu a competição para o Brasil. Ele não começou bem na natação e acabou ficando para trás, mas no ciclismo ganhou importantes posições e chegou a aparecer em sexto lugar no início da corrida. Após trocar algumas posições, ele “passou o bastão” para Vittoria Lopes na oitava colocação, 22 segundos atrás de Portugal, que era líder no momento.

Vittoria fez uma grande natação e conseguiu alcançar o pelotão dianteiro, saindo da água em quarto lugar. No entanto, ela foi mal na transição e não conseguiu iniciar o ciclismo junto às três líderes da prova. Assim, integrou um pelotão perseguidor com outras quatro atletas e conseguiu chegar nas líderes na corrida. Ela não fez uma boa perna final e entregou para Manoel Messias em oitavo lugar, 28 segundos atrás da líder Alemanha.

Vittoria Lopes Série Mundial de triatlo
Vittoria Lopes foi a segunda a competir (Foto: World Triathlon)

Manoel não começou bem e saiu da água em 12º lugar. Ele perdeu ainda mais tempo no ciclismo e seguiu atrás, abrindo a corrida com cerca de um minuto atrás dos líderes. Como esperado, o brasileiro se recuperou na corrida e ganhou duas posições, entregando para Djenyfer Arnold na décima posição, a 1min06s atrás da líder Nova Zelândia.

Djenyfer perdeu alguns segundos na natação, mas se recuperou no ciclismo e entrou na perna final da corrida na sétima colocação, a 1min03s da primeira colocada. Ela trocou algumas posições e, assim, encerrou a participação brasileira no Mundial de Triatlo Revezamento na oitava colocação, com 1h23min36s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo